Obama lidera por 14 pontos, diz pesquisa CBS/NYT

WASHINGTON - A três semanas da eleição presidencial norte-americana, o candidato democrata, Barack Obama, está 14 pontos à frente do republicano John McCain, segundo pesquisa CBS News/New York Times divulgada na terça-feira. Obama tem 53% das intenções de voto em nível nacional, contra 39% de McCain. A margem é 3 pontos superior à da pesquisa de 6 de outubro.

Reuters |


Em meio à crise financeira, ambos os candidatos começam a se preparar para o terceiro e último debate, que acontece na quinta-feira, às 22h (hora de Brasília), em Hempstead, Nova York.

"Entre os independentes que são prováveis eleitores - um grupo que oscilou entre McCain e Obama ao longo da campanha - a chapa democrata agora lidera por 18 pontos. McCain liderava entre os independentes na semana passada", disse a CBS News.

O eleitorado em geral considera que Obama faz uma campanha mais positiva, e 61% dos entrevistados acham que McCain passa mais tempo atacando seu rival do que fazendo propostas. Só 27% acham isso de Obama.

As opiniões favoráveis sobre o republicano caíram de 40% para 36%, e agora estão abaixo das opiniões desfavoráveis, que são 41%. Obama é visto favoravelmente por 50% dos eleitores registrados, e desfavoravelmente por 32%, segundo a CBS.

A pesquisa ouviu 1.070 adultos por telefone, em todo o país, entre sexta e segunda-feira. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Até três semanas atrás, ambos os candidatos apareciam empatados nas pesquisas. A subida de Obama coincide com a crise econômica, em que McCain teve um desempenho muito criticado. Os dois candidatos apresentaram novas propostas econômicas nesta semana.

Em outra pesquisa, da Universidade Quinnipiac/Wall Street Journal/Washingtonpost.com, Obama aparece com vantagem considerável em quatro Estados onde a disputa estava acirrada.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições dos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG