Obama grava três spots em espanhol para captar voto latino

O candidato democrata Barack Obama gravou três spots em espanhol dirigidos à comunidade latina dos Estados Unidos, informou sua equipe nesta segunda-feira, garantindo que é a primeira vez que um postulante à Casa Branca grava mensagens em espanhol.

AFP |

"É o único candidato presidencial que fala totalmente em espanhol" durante um dos anúncios, disse o governador do estado do Novo México, o democrata Bill Richardson, em uma teleconferência.

São mensagens curtas sobre o "sonho americano", as oportunidades de educação para os jovens das minorias e críticas ao adversário republicano, John McCain, detalhou Richardson.

Os spots, de 30 segundos cada, começaram a ser difundidos pelo Colorado, Flórida, Nevada, Novo México e Virgínia, estados disputados por democratas e republicanos.

"Peço seu voto não só para mim e para os democratas, mas para manter o sonho americano vivo para você e seus filhos", declara Obama numa das mensagens, que podem ser vistas em seu site.

Mais de 7,6 milhões de eleitores latinos foram às urnas em 2004, um total que será superado nestas eleições de 4 de novembro, segundo pesquisas.

Mais de nove milhões de latinos estão aptos a votar nestas eleições presidenciais.

O prefeito de Miami, Manny Diaz, denunciou que na Flórida os eleitores latinos estão recebendo telefonemas para expressar seu voto "por telefone" - uma tática que ele atribuiu à campanha republicana para semear confusão.

Tanto republicanos como democratas se acusam mutuamente de fazer campanhas ilegais para arrecadar mais dinheiro ou para impedir o voto rival. Os dois partidos formularam denúncias a respeito às autoridades eleitorais.

jz/nh/sd

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG