CNN - Eleições nos EUA - iG" /

Obama e McCain seguem praticamente empatados, diz pesquisa da CNN

ST. PAULO - A Convenção Nacional Democrata não ajudou o candidato do partido, Barack Obama, a abrir vantagem entre os eleitores, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela emissora de televisão CNN.

EFE |

Segundo a pesquisa, Obama conta com as intenções de voto de 49% dos eleitores, enquanto o adversário republicano, John McCain, tinha 48% da preferência dos americanos com direito a voto.

Antes do início da convenção democrata, que terminou na semana passada em Denver (Colorado), Obama e McCain estavam empatados com 47%, segundo a "CNN".

A pesquisa indica que o discurso de aceitação de Obama, em um estádio perante 84 mil espectadores, foi bem recebido entre o público, como também foi a escolha feita por McCain para sua vice-presidente, a governadora do Alasca, Sarah Palin.

"Por que a corrida segue praticamente empatada? Possivelmente porque esses dois eventos criaram vantagens para cada candidato que se neutralizaram mutuamente", segundo o diretor de pesquisas da "CNN", Keating Holland.

Pelo menos 51% dos eleitores que acompanharam a convenção democrata disseram estar mais inclinados a votar em Obama, enquanto 32% disseram que agora era menos provável que optassem por esse candidato.

Para 64% dos consultados, o discurso de Obama tinha causado uma impressão favorável.

No que diz respeito à escolha de Palin, quatro em cada dez entrevistados afirmaram desconhecer a governadora. Já 38% avaliaram a aspirante a vice-presidente republicana positivamente, enquanto 21% expressaram uma opinião negativa.

Os homens têm uma opinião melhor da governadora, que é contrária ao aborto. Cerca de 41% dos homens entrevistados a vêem positivamente, cinco pontos percentuais a mais que as mulheres.

Leia mais sobre:  eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG