Obama e McCain fazem o último fim de semana de campanha

Barack Obama e John McCain preparavam neste fim de semana seus últimos discursos de campanha, em um último esforço para tentar convencer os eleitores ainda indecisos antes da eleição presidencial de terça-feira nos Estados Unidos.

AFP |

Reuters
McCain durante comício no Estado de Virgínia

Em Newport News (Virginia, leste dos EUA), McCain se esforçava neste sábado para convencer os eleitores deste estado vencido pelo republicano George W. Bush em 2004.

Porém, segundo o site independente RealClearPolitics (RCP), que faz uma média das pesquisas, Obama tem uma vantagem de 6,5 pontos sobre McCain no estado de Virginia.

Para ganhar força na reta final da campanha, o candidato republicano resolveu recorrer na noite de sexta-feira em Ohio (norte dos EUA) a Arnold Schwarzenegger, o governador republicano da Califórnia.

O ex-ator, que organiza todos os anos um torneio de musculação em Columbus (Ohio), iniciou seu discurso convidando o senador Obama a participar. "Quero convidar o senador Obama, porque ele precisa fazer algo para reforçar suas pernas magrinhas. Mandarei ele fazer algumas flexões", brincou.

Além de Virginia, McCain também pretende fazer campanha neste sábado na Pensilvânia, um estado tradicionalmente democrata onde Obama tem, segundo o RCP, uma vantagem de 9,3 pontos sobre o senador de Arizona.

Apesar das pesquisas, os republicanos se dizem confiantes. Em um e-mail enviado a cerca de cinco milhões de simpatizantes republicanos, o diretor de campanha de McCain, Rick Davis, afirmou que a vitória estava próxima. "Acreditamos que podemos ganhar a eleição", declarou.

Em Newport News, McCain continuou insistindo em sua mensagem segundo a qual Obama segue uma política "de extrema-esquerda". Ele também voltou a criticar o plano fiscal do candidato democrata, que acusa de querer "redistribuir as riquezas" com impostos mais elevados.

McCain destacou que os comentários de Obama sobre o já famoso "Joe, o bombeiro" (um homem que se tornou praticamente o mascote da campanha republicana), em relação à necessidade de "distribuir a riqueza", revelaram as verdadeiras intenções do candidato democrata.

"O senador Obama está na extrema esquerda da política americana, isso não deve surpreender ninguém. É o senador mais liberal do Senado", disse o aspirante republicano.

Por sua vez, o senador de Illinois continuava neste sábado suas

AP
Obama em comício realizado neste sábado
peregrinações por estados republicanos. Ele estava em Las Vegas (Nevada, oeste dos EUA) pela manhã. Segundo o RCP, Obama tem uma vantagem de 7 pontos sobre McCain no estado da capital mundial do jogo.

Barack Obama, que estava sexta-feira em Indiana (norte dos EUA), outro estado republicano, voltou a associar seu adversário ao balanço econômico do presidente George W. Bush.

Ele também prometeu que se for eleito, as primeiras prioridades de sua presidência serão "desafogar o sistema financeiro" para evitar "um eventual desmoronamento".

O senador de Illinois também quer levar o país à independência energética e instaurar um sistema de seguro saúde universal. "Nada disso poderá ser realizado se continuamos enfrentando a ameaça de um eventual desmoronamento do sistema bancário ou do sistema financeiro", avisou.

Enquanto isso, seu diretor de campanha, David Plouffe, anunciou em uma mensagem enviada aos partidários do candidato democrata que clipes eleitorais começaram a ser divulgados neste sábado no estado de Arizona (sudoeste dos EUA), o feudo de McCain.

Obama e McCain multiplicaram nos últimos dias os deslocamentos em vários estados-chave, entre os quais a Flórida (sudeste dos EUA), onde o democrata Al Gore perdeu a eleição de 2000 por poucas centenas de votos. A companheira de chapa de McCain, Sarah Palin, estava neste sábado fazendo campanha na Flórida.

O objetivo é conquistar pelo menos 270 dos 538 grandes eleitores que formam o colégio eleitoral. A eleição será decidida em cerca de dez estados-chave.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG