Obama diz que vitória prova que qualquer sonho pode ser realizado nos EUA

O democrata Barack Obama disse, nesta quarta-feira, em Chicago, pouco após ser eleito presidente, que sua vitória prova que qualquer sonho pode ser realizado nos Estados Unidos.

EFE |

"Se existe alguém no mundo que duvida que os EUA são o país onde qualquer sonho pode se tornar possível, a noite de hoje é a resposta", afirmou o senador por Illinois. "Foi uma espera longa, mas graças ao que fizemos hoje, a mudança está chegando aos EUA", disse Obama.

O presidente eleito americano também elogiou em seu discurso no Grant Park seu principal rival na corrida presidencial americana, o republicano John McCain. "Hoje recebi uma ligação do senador McCain. Ele lutou duro e por muito tempo durante esta campanha. McCain fez grandes sacrifícios pelos EUA, coisas que a maioria de nós não consegue imaginar. Eu o parabenizo e parabenizo a governadores (Sarah) Palin por seu trabalho, e quero trabalhar ao lado deles pelo bem dos EUA", afirmou Obama.

Obama garantiu a vitória na eleição para a Presidência dos Estados Unidos com triunfos em Estados da costa oeste do país. O democrata, segundo projeções, venceu na Califórnia, no Havaí, no Oregon e em Washington. 

Segundo o enviado especial do iG a Chicago, Leandro Meireles, o entusiasmo da multidão que está no Grant Park aumentava a medida em que os telões anunciavam as vitórias de Obama nos diversos Estados.

Quando foi divulgado que Obama, pelas projeções, é o novo presidente dos Estados Unidos, as pessoas explodiram de alegria, choraram e se abraçaram.

Diante de uma multidão que não recebeu ingresso, mas tenta entrar no Grant Park, a polícia organizou um local alternativo para que os manifestantes possam acompanhar a jornada eleitoral em telões.

Segundo as autoridades de Chicago, bastião eleitoral de Obama, um milhão de pessoas estão nas ruas para comemorar a eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG