quebrar previdência americana - Eleições nos EUA - iG" /

Obama diz que McCain vai quebrar previdência americana

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, disse neste sábado na Flórida que seu adversário republicano, John McCain, vai quebrar a assistência médica e os planos de aposentadoria dos americanos se for eleito.

AFP |

Em campanha no Estado-chave que garantiu a eleição de George W. Bush em 2000, Obama disse que ao privatizar a previdência social o governo McCain provocaria o empobrecimento dos aposentados menos favorecidos.

Obama citou as declarações de McCain a um jornal sobre as "contingências" do plano do republicano sobre a assistência médica: "Abrir o mercado da saúde para promover a competição em nível nacional, como fizemos no setor bancário neste últimos dez anos. Isto nos dará mais opções de produtos inovadores, menos engessados pela regulamentação estatal".

Segundo Obama, McCain "quer fazer com a assistência médica o mesmo que (os republicanos) fizeram com Wall Street". "Bem, senador, conheço gente nas ruas que não vão achar isto uma boa idéia", ironizou o democrata.

Os responsáveis pelas campanhas de Obama e McCain ainda não reagiram ao anúncio, neste sábado, do plano do governo Bush para enfrentar a crise financeira, que custará 700 bilhões de dólares ao contribuinte.

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG