Obama começa viagem pela Europa com reunião com Merkel

BERLIM - O candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, começou nesta quinta-feira a etapa européia de sua viagem internacional com uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, na sede da Chancelaria, imagens que foram retransmitidas ao vivo por várias redes de televisão.

Redação com agências internacionais |


Clique para ver as melhores imagens de Obama na Alemanha

Merkel e Obama posaram durante vários minutos para as câmeras, mas não deram declarações em público. Várias dezenas de curiosos e turistas tinham se reunido em frente à Chancelaria para presenciar a chegada do candidato.

O escritório de informação do governo alemão afirmou que não está previsto nenhum comunicado posterior à reunião.

Na véspera da reunião, a chanceler afirmou que ficava feliz de conhecer Obama, pois, até agora, só havia se encontrado com o candidato republicano John McCain, presente na Conferência de Segurança realizada anualmente em Munique.

Obama deve também se reunir ainda hoje com o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, assim como com o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, ambos social-democratas.


Obama e Merckel se encontraram nesta manhã em Berlim / AP

Discurso para milhares de pessoas

Além disso, o único ponto que está em sua agenda oficial é o discurso que pronunciará às 14h (Brasília) na Coluna da Vitória, situada em uma das principais avenidas da capital alemã.

Um dos pontos principais do discurso deve ser o futuro da relação entre Estados Unidos e Europa e que Obama se comprometa a uma cooperação mais estreita com seus parceiros internacionais caso seja eleito presidente dos EUA.

"Obamania" na Alemanha

Os alemães estão acompanhando com atenção a campanha eleitoral norte-americana e, segundo uma pesquisa recente, 76% deles votaria em Barack Obama, contra 10% que apóiam seu rival, o republicano John McCain.

Os colunistas da imprensa alemã falavam de uma Berlim em plena febre da "Obamania", e se perguntavam se o senador estará à altura no discurso desta quinta-feira à tarde.

A viagem européia de Obama começa no coração do continente que o atual governo norte-americano chamou ironicamente de "velha Europa", por sua firme oposição à invasão do Iraque.

Viagem de estadista

Desde o começo da semana o candidato democraca Barack Obama está em viagem pelo Oriente Médio e Europa. Ele já passou por Afeganistão, Iraque, Kuawait, Jordânia, Israel e Cisjordânia . Agora, Obama visita os três principais aliados dos EUA na Europa, Alemanha, França e Inglaterra.

Leia também:

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG