Obama chega a Berlim, onde fará seu único discurso na Europa

BERLIM - O senador e candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, aterrissou nesta quinta-feira em Berlim, onde se reúne com a chanceler Angela Merkel e participa do único grande ato de sua viagem pela Europa.

Redação com agências internacionais |

Obama chegou à capital alemã em meio aos temores da chanceler de que o senador usasse de forma eleitoreira o Portão de Brandeburgo, o primeiro palco que a equipe do democrata pensou em usar para o discurso.

Símbolo da Guerra Fria, o mítico Portão de Brandeburgo foi palco somente para discursos dos presidentes americanos Ronald Reagan, em 1987, e Bill Clinton, em 1998.

A campanha de Obama mudou de idéia e o discurso do candidato acontecerá às 14h (de Brasília) em frente à Coluna da Vitória, com o Portão de Brandeburgo ao fundo, e com um dispositivo policial de 700 agentes.

O discurso, que deve ser centrado nas as relações dos EUA com a Europa, será transmitido ao vivo por várias emissoras alemãs.

Apesar de não ter divulgado oficialmente sua agenda, Obama confirmou reunião com Merkel na manhã de hoje (hora local), e com o ministro de Exteriores Frank-Walter Steinmeier, no começo da tarde.

Posteriormente, está previsto um encontro entre o aspirante democrata e o prefeito-governador de Berlim, Klaus Wowereit.

Viagem de estadista

Desde o começo da semana o candidato democraca Barack Obama está em viagem pelo Oriente Médio e Europa. Ele já passou por Afeganistão, Iraque, Kuawait, Jordânia, Israel e Cisjordânia . Agora, Obama visita os três principais aliados dos EUA na Europa, Alemanha, França e Inglaterra.

Leia também:

Leia mais sobre: eleições nos EUA

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG