Obama anuncia oficialmente Joseph Biden como companheiro de chapa

SPRINGFIELD - O candidato presidencial democrata Barack Obama anunciou oficialmente neste sábado que o senador Joseph Biden é seu companheiro de chapa, durante um discurso em Springfield, em Illinois.

Redação com agências internacionais |

Obama saudou o "percurso brilhante" de Joe Biden, ante uma multidão que apresentava cartazes com os dizeres "Obama/Biden", no Old State Capitol de Springfield.

Foi neste mesmo prédio histórico, sede do antigo Congresso de Illinois onde lesgislou Abraham Lincoln, que Obama havia anunciado, em outubro de 2007, que se lançava à corrida pela Casa Branca.

Para um público de cerca de 15 mil pessoas, Obama apresentou Biden como "um líder que está pronto para ser presidente", caso necessário.

Em um discurso de cerca de 20 minutos, Biden disse que era uma honra ter sido escolhido por Barack Obama para o posto de vice na chapa Democrata. "A América não agüenta mais quatro anos da mesma política dos últimos oito anos de George W. Bush", afirmou Biden.

Barack Obama e Joe Biden deixaram o palco ao som de "Beautiful Day", da banda U2, tema que se tornou tradicional nos comícios do democrata.


Biden foi apresentado como "o próximo vice-presidente" dos EUA / AP

O anúncio do vice

Via mensagem de celular SMS e e-mail aos eleitores cadastrados no site do candidato, o democrata Barack Obama anunciou oficialmente , na manhã deste sábado, o senador Joe Biden, de 65 anos, como candidato a vice-presidente em sua chapa.

Divulgação
Imagem enviada no e-mail pela equipe de Obama
Imagem enviada por e-mail pela equipe de Obama
"Nenhuma outra campanha fez isto", destacou David Plouffe, diretor da campanha de Obama. O nome de Biden, no entanto, vazou para a imprensa horas antes do anúncio oficial da campanha de Obama.


Joe Biden, é presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e é altamente respeitado em questões internacionais

O senador por Delaware surgiu como forte possibilidade depois que três outros -- o senador por Indiana Ean Bayh, o governador da Virginia, Tim Kaine, e a senadora por Nova York Hillary Clinton -- foram informados informados pela campanha de Obama que não foram escolhidos.

Mais cedo, o canal "ABC News" informou que agentes do Serviço Secreto foram destacados para assumir a proteção de Biden, em preparação para o possível novo papel como candidato oficial à vice-presidência.


Joe Biden é especialista em assuntos internacionais / AP

Quem é Joe Biden?

Senador pelo Estado de Delaware pelo partido democrata, Joseph Robinette Biden Jr. está no sexto mandato, tendo sido um dos pré-candidatos à presidência neste ano, mas deixou a corrida após derrota no "caucus" de Iowa.

Nascido em 20 de novembro de 1942, em Scranton, Pensilvânia, Biden teve praticamente toda a vida política ligada ao Senado. De família católica irlandesa, ele se formou em História e Ciências Políticas pela Universidade de Delaware, em 1965, e em Direito na Universidade de Syracuse, em 1968. Fora da política, atuou como advogado e defensor público na cidade de Wilmington, Delaware.

AP
Biden faz juramento durante a posse no Senado
Biden faz juramento durante a posse no Senado
Em 1970, Biden foi eleito ao conselho do Condado de New Castle (equivalente ao cargo de vereador). Em 1972, aos 29 anos, venceu a primeira eleição para o Senado, sendo o quinto senador mais jovem da história americana.


Em 18 de dezembro de 1972, a mulher e os três filhos de Biden sofreram um grave acidente de carro. A mulher, Nellia, e uma das filhas, Naomi, morreram. Diante da tragédia, Biden chegou a pensar em renunciar, mas, atendeu apelos da liderança do partido democrata.

Na década de 1990 dedicou-se à resolução dos conflitos nos Balcãs. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, foi favorável às invasões do Afeganistão e do Iraque pelo governo de George W. Bush.

Como postulante à indicação democrata à presidência, cometeu uma das mais famosas gafes da campanha: afirmou que "pela primeira vez temos um candidato negro que é articulado, inteligente e bem apessoado" ao se referir a Obama.

Atualmente, Biden, é presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e é altamente respeitado em questões internacionais. 

Política externa

O pré-candidato democrata, que está em seu primeiro mandato no Senado, tem sido alvo de críticas por supostamente ter pouca experiência política e escasso conhecimento de assuntos de política internacional.

Política externa é também um dos assuntos nos quais o rival de Obama na disputa presidencial, o republicano John McCain, é visto por potenciais eleitores como mais experiente do que o democrata.

Nos últimos anos, Biden viajou oito vezes ao Iraque e duas ao Paquistão e ao Afeganistão. Na segunda-feira, ele regressou de uma viagem à Geórgia, que estava em conflito com a Rússia.

Obama enfrenta o republicano John McCain na eleição presidencial de 4 de novembro. McCain ainda não anunciou sua escolha.

Leia também:

Leia mais sobre: eleições nos EUA

* Com AFP, EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG