Obama acusa McCain de ser subordinado às companhias de petróleo

Criticado pelo republicano John McCain, que o comparou às celebridades Britney Spears e Paris Hilton, e até a Moisés, para tentar desacreditá-lo, o candidato democrata à Casa Branca Barack Obama contra-atacou, acusando seu adversário de ser subordinado às grandes companhias de petróleo.

AFP |

O senador de Illinois, que faz 47 anos nesta segunda-feira, lançou um novo clipe eleitoral sobre o tema sensível da energia que, segundo todas as pesquisas, é a principal preocupação dos americanos.

"Sempre que vocês abastecem, as companhias de petróleo ganham dinheiro. As grandes petroleiras deram até agora dois milhões de dólares à campanha de John McCain. Em vez de defender a taxação dos lucros das companhias para ajudar a população, McCain quer doar a elas quatro milhões de dólares em isenções de impostos", diz o clipe eleitoral do candidato democrata.

"Não podemos ter mais um presidente subordinado a essas companhias", depois de George W. Bush, acrescenta o clipe, mostrando uma foto de McCain ao lado de uma foto de Bush.

O clipe lembra que Obama propõe dar um cheque de 1.000 dólares a todas as famílias americanas, financiado por uma taxa sobre os lucros das petroleiras.

O candidato democrata era aguardado nesta segunda-feira em Michigan (norte), o antigo berço da indústria automobilística americana.

O estado de Michigan, crucial na perspectiva das eleições presidenciais de novembro, foi duramente atingido pela crise econômica. Obama deve apresentar em Michigan seu plano para a energia. O senador de Illinois defende o desenvolvimento das energias sustentáveis e quer que a indústria automobilística invista em veículos que consumam menos energia.

Nesta segunda-feira, o galão de gasolina comum custava 3,881 dólares, ou seja, um dólar a mais do que no mesmo mês do ano passado, segundo a Associação Automobilística Americana (AAA). Um galão equivale a 3,78 litros.

O preço da gasolina se tornou o maior tema de preocupação dos eleitores americanos, muito maior que a guerra no Iraque.



Resposta

A equipe de campanha de McCain reagiu imediatamente ao clipe de Obama. O porta-voz do candidato republicano, Tucker Bounds, acusou o senador de Illinois de "hipocrisia".

Os assessores de McCain lembraram que Obama votou a favor de uma lei sobre a energia apresentada pelo governo Bush "conciliadora com as petroleiras", lei que o senador de Arizona "não aprovou"

Adotada em dezembro passado, a lei prevê pela primeira vez em mais de 30 anos um aumento das economias de combustível para os automóveis. A lei também estipulava a suspensão dos bilhões de dólares de isenções fiscais para as companhias de petróleo, mas esta parte havia sido retirada do texto...a pedido dos republicanos, que ameaçavam reprovar o projeto.

Como a maioria dos democratas, Obama votou a favor do texto, e McCain não participou da votação.

Bounds também acusou Obama de ter recebido 400.000 dólares das companhias de petróleo para financiar sua campanha.

Leia também:

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG