Michelle Obama e Ted Kennedy são as estrelas do 1º dia em Denver

DENVER - Michelle Obama e o senador democrata Ted Kennedy foram as grandes estrelas do primeiro dia da Convenção Democrata em Denver, no Colorado. Veja tudo o que aconteceu nesta segunda-feira.

Redação com agências internacionais |


Clique para ver as galerias de fotos da Convenção Democrata em Denver

A mulher do democrata Barack Obama, Michelle, encerrou o primeiro dia de eventos no Pepsi Center, em Denver, com um discurso que falou da infância e das experiências que marcaram a personalidade do senador por Illinois.

"Estou aqui como esposa que ama seu marido e acredita que será um presidente extraordinário. Estou aqui como mãe cujas filhas são o coração do meu coração e o centro do meu mundo", disse sobre as pequenas Malia e Sasha.

"Barack e eu fomos criados com muitos valores em comum: como trabalhar duro pelo que quer para sua vida; fazer de sua palavra um compromisso e cumprir o que diz; e tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que não as conheça e, inclusive, se não concordar com elas".

Leia mais sobre o discurso de Michelle Obama


Michelle Obama encerrou a noite em Denver / AP

Emoção com Ted Kennedy

Um eloqüente apelo para apoiar Barack Obama como candidato presidencial democrata deu o toque final ao tributo rendido ao senador Ted Kennedy, doente de câncer cerebral, no momento mais emotivo do primeiro dia da Convenção Nacional Democrata.

Um mar de cartazes azuis, a cor símbolo dos democratas, com o sobrenome do veterano legislador recebeu esta noite o chamado "leão do Senado", quando acompanhado de sua esposa, Vicky, compareceu ao palco da convenção, fato que todos duvidavam até a hora em que aconteceu, tendo em vista seu delicado estado de saúde.

As notícias iniciais tinham descartado que Kennedy fosse falar, mas o senador, amparado pelos aplausos de mais de um minuto pelos mais de 4.000 delegados presentes, assegurou: "Nada vai me manter afastado deste encontro esta noite".

Com voz firme e bom aspecto, apesar de os médicos considerarem sua doença incurável, Kennedy afirmou: "Vim me unir a vocês para mudar os Estados Unidos, recuperar seu futuro, nos elevar rumo a nossos melhores ideais e escolher Barack Obama como presidente".

"Com Barack Obama o mundo começa de novo, a esperança volta a surgir e o sonho continua vivo", acrescentou em discurso de seis minutos, que os delegados acompanharam em muitos casos com lágrimas nos olhos.

Leia mais sobre o discurso de Ted Kennedy


Ted Kennedy emocionou a platéia em Denver / AP

Obama e a família Kennedy

Caroline Kennedy, filha do presidente assassinado John Kennedy, associou o nome do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, a seu pai e ao tio Edward Kennedy.

"Estou aqui para homenagear dois homens que mudaram minha vida: Barack Obama e Edward Kennedy", disse Caroline antes de homenagear seu tio Ted Kennedy.

"Suas histórias são muito diferentes, mas eles dividem o mesmo engajamento pelo eterno ideal americano por justiça e igualdade, pela defesa do bem público, dos valores e da família. Dois líderes como eles raramente aparecem, uma ou duas vezes por geração", destacou Caroline Kennedy, de 50 anos, em seu discurso na Convenção Nacional do Partido Democrata.

Leia mais sobre o discurso de Caroline Kennedy


Caroline Kennedy, filha de JFK, associou Obama a seu pai e seu tio / AP

Howard Dean faz a abertura da Convenção

Às 15h (18H00 de Brasília), o presidente do partido, Howard Dean, abriu a 45ª Convenção Democrata . "Durante esta convenção, vamos mostrar a todos os americanos que precisamos de Barack Obama e de Joe Biden na Casa Branca", declarou Dean durante o discurso de abertura.


Howard Dean abriu oficialmente a 45º Convenção Democrata / AP

Leia também:

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG