alegre com desejo de Obama de visitar Berlim - Eleições nos EUA - iG" /

Merkel se diz alegre com desejo de Obama de visitar Berlim

Berlim, Alemanha - A chanceler alemã, Angela Merkel, se disse alegre com o desejo do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, de ir a Berlim no dia 24.

EFE |

  • "A chanceler se alegra que Barak Obama queira vir a Berlim, e sua visita estaria dentro dos costumes políticos internacionais segundo os quais um potencial chefe de Estado ou de Governo procura contatos com seus futuros interlocutores", disse hoje o vice-porta voz do Governo alemão, Thomas Steg.

    "Mas ao mesmo tempo, há certa estranheza pelo fato de que se queira fazer um ato de campanha das eleições nos Estados Unidos na Alemanha. A nenhum candidato à chefia de Governo alemã ocorreria fazer algo parecido em Washington ou na Praça Vermelha de Moscou", acrescentou.

    Em todo caso, Steg ressaltou que a decisão de permitir ou não a Obama falar em frente ao Portão de Brandeburgo cabe às autoridades municipais berlinenses.

    O Governo regional de Berlim tinha confirmado previamente que o prefeito-governador da capital, o social-democrata Klaus Wowereit, queria reunir-se com o candidato, e estaria disposto a apoiar seu desejo de fazer um discurso em frente ao Portão de Brandeburgo.

    Segundo informações da "Spiegel-Online", o senador por Illinois deve pronunciar um discurso focado na relação transatlântica, e seus assessores consideram que o cenário ideal para isso seria um lugar tão emblemático quanto o Portão de Brandeburgo.

    O Portão de Brandeburgo, ponto de Berlim que melhor refletiu a divisão alemã, foi já várias vezes cenário de discursos de presidentes americanos, mas nunca de um candidato.

    Segundo a "Spiegel-Online", o senador aproveitaria seu discurso para anunciar uma política externa mais cooperativa, caso vença as eleições em novembro.

    Leia mais sobre: eleições nos EUA

    • Leia tudo sobre: eleições nos eua

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG