McCain sai na frente em Kentuky e Obama lidera em Indiana

WASHINGTON - De acordo com os primeiros resultados divulgados pela TV CNN, o candidato democrata Barack Obama está liderando no Estado de Indiana, com 52% dos votos, contra 47% do candidato republicano. Já em Kentuky, McCain vence Obama por 51% contra 48%. Apenas 10% das urnas foram apuradas nestes Estados, que encerraram a votação às 21h (horário de Brasília). A liderança nos Estados se alternam constantemente ao longo da apuração.

Redação |

A previsão é de que os demais Estados fechem as urnas até a meia-noite. Os EUA realizam nesta terça-feira uma eleição histórica que pode registrar um recorde de participação e no qual o democrata Barack Obama aspira a derrotar seu adversário republicano, John McCain, e se transformar assim no primeiro presidente negro do país.

Ao longo de toda a terça-feira, as filas quilométricas foram constantes em todo o país e muitos eleitores enfrentaram problemas com as urnas . Além de escolher o sucessor do atual e impopular ocupante da Casa Branca, George W. Bush, os EUA renovam o Plenário da Câmara dos Representantes, um terço do Senado e 11 postos de governador .

Eleitores aguardam para votar no estado de Delaware / Foto: AP

Todas as indicações são de que as eleições tiveram um comparecimento recorde dos eleitores às urnas, num país em que o voto não é obrigatório. A participação em massa levou a alguns imprevistos, entre eles problemas com as máquinas de votação em Estados como Nova Jersey e Nova York.

Perfil dos candidatos

Perfil das esposas dos candidatos

Propostas

Opinião

Entenda

Galeria de Fotos

Leia também:

    Leia tudo sobre: eleições dos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG