escandaloso e necessário resgate hipotecário - Eleições nos EUA - iG" /

McCain e Palin consideram escandaloso e necessário resgate hipotecário

O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, e sua companheira de chapa, Sarah Palin, consideraram escandaloso, mas necessário, o fato de o Estado ter sido obrigado a salvar as companhias de refinanciamento hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac.

AFP |

"A salvação do Fannie Mae e do Freddie Mac é um novo episódio escandaloso e infelizmente necessário para estas duas instituições", escreveram em um editorial conjunto publicado no jornal econômico The Wall Street Journal.

O Tesouro americano assumiu domingo o controle das duas instituições, afetadas pela crise do crédito e das hipotecas de risco (subprimes), durante o tempo necessário para sanear a situação.

O plano de reestruturação tem o respaldo federal de até 100 bilhões de dólares para cada uma das empresas.

"Levando em consideração a má gestão e estrutura falha das duas empresas, era a única alternativa de curto prazo para garantir que os americanos que trabalham duro possam ter acesso a empréstimos hipotecários neste difícil período econômico", afirmam os candidatos republicanos.

Ambos pediram uma reestruturação dos organismos de refinanciamento hipotecário e prometeram que, se chegarem à Casa Branca, tentarão realizar a "reestruturação e a redução" dos mesmos.

"Durante os primeiros 100 dias de nosso governo examinaremos cada organismo, cada departamento, cada pedaço dos gastos do governo federal, e faremos esta simples pergunta: serve aos interesses dos contribuintes? Se não for o caso, vamos reformá-los ou fechá-los, e não gastaremos mais dinheiro com eles do que com o que realmente interessa ao povo americano", prometeram.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG