defender a derrota no Iraque - Eleições nos EUA - iG" /

McCain acusa Obama de defender a derrota no Iraque

O candidato republicano à Casa Branca John McCain denunciou, nesta sexta-feira, com rara violência as posições de seu adversário democrata Barack Obama sobre o Iraque, afirmando que o senador de Illinois deseja a derrota.

AFP |

"Obama não se limitou a defender a derrota, ele também tentou transformá-la em lei", declarou McCain durante um comício em Denver (Colorado, oeste dos EUA) diante de uma platéia de veteranos de guerra.

O senador de Arizona citou 15 vezes o nome de seu adversário, afirmando que ele "fracassou" no teste para se tornar comandante-chefe. McCain acusou Obama de ter se oposto ao envio de reforços ao Iraque, de ter tentado impedir que este envio transcorra em boas condições e de ter "antecipado a derrota dos nossos soldados".

"Quando nossos soldados estavam combatendo o inimigo, o senador Obama tentou cortar seus recursos", disse McCain, lembrando que o senador de Illinois foi um dos 14 que votaram contra a aprovação de uma lei para liberar uma verba de emergência para a guerra no Iraque e no Afeganistão, em maio de 2007. "Se a posição de Obama tivesse prevalecido, teríamos perdido estas duas guerras", criticou McCain.

"Se o senador Obama tivesse vencido, os soldados americanos teriam tido que se retirar sob fogo. O Exército iraquiano teria desmoronado. As perdas civis teriam aumentado significativamente. Os combatentes da Al-Qaeda teriam criado verdadeiros santuários para treinar iraquianos e estrangeiros a atacar os americanos. A guerra civil, um genocídio e uma ampliação do conflito teriam sido prováveis", sustentou o candidato republicano.

"A América teria ficado humilhada e enfraquecida", acrescentou.

"O senador Obama diz aos americanos o que eles querem ouvir. Eu falo a verdade", afirmou McCain.

"O senador Obama pode considerar que uma derrota no Iraque é o problema do atual presidente. Porém, são as nações, e não os presidentes, que perdem as guerras", sentenciou o senador de Arizona.


Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG