Mais de 12 milhões de americanos já votaram, a maioria em Obama

Mais de 12 milhões de americanos já votaram até esta terça-feira, por antecipação, nas presidenciais americanas, com a maioria optando pelo candidato democrata Barack Obama, segundo dados ainda incompletos compilados por um especialista.

AFP |

Segundo o professor Michael McDonald, que ensina ciências políticas na universidade George Mason de Fairfax (Virgínia, leste), e colabora também com o grupo de reflexão Brookings Institution em Washington, 12.623.528 americanos já votaram até agora.

Nos Estados com os dados disponíveis, Michael McDonald leva em conta as afiliações políticas dos eleitores. Na Flórida (sudeste) por exemplo, foram 44,7% dos democratas que votaram antecipadamente contra 40% republicanos.

Em Iowa (centro), foram 49,4% eleitores democratas contra 28.3% republicanos. Na Louisiana (sul), a relação foi de 57.9% contra 29,4%.

No entanto, numerosos Estados não possuem dados sobre a afiliação política de seus eleitores, o que torna as conclusões do Pr. McDonald incompletas.

O voto antecipado nos Estados Unidos pode tomar a forma de um voto por correspondência (absentee ballot), para o qual alguns Estados exigem uma desculpa (deslocamento profisssional ou outro imperativo) e outros autorizam o voto simplesmente.

O fenômeno é suscetível de adulterar as pesquisas de boca-de-urna, ocultando uma parte do escrutínio.

emp/eg/sd

    Leia tudo sobre: eleições dos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG