lotado para posse de Obama - Eleições nos EUA - iG" /

Hotéis de Washington penduram cartaz de lotado para posse de Obama

WASHINGTON - Poucas horas após o democrata Barack Obama vencer as eleições à Presidência dos Estados Unidos, os hotéis de Washington começaram a pendurar o cartaz de lotado para 20 de janeiro, data em que tomará posse.

EFE |

Neste dia, o primeiro presidente negro da história dos EUA entrará na Casa Branca após uma cerimônia oficial e um desfile pela grande avenida Pensilvânia que une o Capitólio à residência oficial do presidente.

O luxuoso Hotel Willard, situado em um lugar privilegiado desta avenida e por cujos salões passaram quase todos os presidentes dos EUA, prepara-se para o grande dia.

"Já temos tudo vendido, decoraremos a entrada do hotel com milhares de flores azuis, brancas e vermelhas, como as cores da bandeira, e motivos típicos do estado de Illinois, de onde vem o próximo presidente", disse à Agência Efe sua porta-voz, Bárbara Banny.

Os 342 quartos deste hotel, de mais de um século de história, estão já completos e os afortunados que puderam reservar um deles terão que pagar um preço superior a US$ 900 por uma diária.

Habitualmente, explicou à Efe a porta-voz, para este tipo de evento se oferece um pacote de quatro noites de hotel que inclui acesso às festas, um menu especial e um presente da exclusiva joalheria Tiffany.

Em outro ponto estratégico do percurso presidencial, encontra-se o Marriott, cujos 737 quartos e três terraços também estão reservados.

Ele já tinha feito algumas reservas por este motivo, mas após a noite eleitoral, os últimos quartos se esgotaram. O diretor de marketing do hotel, Rand Goodman, afirmou que uma vez que se soube o resultado, as pessoas se apressaram em ligar para conseguir quartos.

"Tudo cheio"

Mas muitos chegaram tarde. Este hotel também oferece um pacote de quatro dias e o preço dos quartos se situa a partir de US$ 799 por noite.

"Os telefones começaram a tocar esta manhã, mas infelizmente já está tudo cheio", disse Goodman, que adiantou que o hotel também vestirá suas melhores cortinas francesas, haverá bandeiras na entrada e telas gigantes para que todos seus hóspedes possam seguir o que acontece de lado de fora.

Após a vitória eleitoral, alguns estabelecimentos começam uma frenética atividade para que tudo esteja a ponto para o grande dia no qual nenhum cabo pode ficar solto.

A Associação Americana de Floristas já está selecionando as flores que adornarão as mesas para o almoço que será realizada após a cerimônia oficial.

O trabalho será repartido entre várias floriculturas, mas algumas como a Greenworks, a um quarterião da Casa Branca e que já participou de outras cerimônias presidenciais, espera ser uma das escolhidas, segundo disse à Efe Mai Silvestre, uma de suas empregadas.

Os serviços secretos também se preparam para este ato, que se, por si, já de costuma ser grande, nesta ocasião se espera que bata recordes, segundo disse à revista "The Politico" um de seus porta-vozes, Malcolm Wiley.

Multidão é aguardada

A expectativa é de que em torno de 250 mil pessoas ocupem a escada do Capitólio onde Obama fará sua aparição em público, mas o número de cidadãos que irá às ruas para ver o desfile presidencial até a Casa Branca é imprevisível.

Vista o comparecimento em massa de gente que se concentrou na rua de maneira espontânea na terça-feira pela noite, após se conhecer a vitória de Obama sobre o republicano John McCain, tudo aponta que o número será muito alta.

"Estaremos preparados para a grande multidão que esperamos que venha", declarou Wiley à revista.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG