Grande número de eleitores votam antecipadamente na Flórida

Um grande número de eleitores foi votar nesta terça-feira, segundo dia da votação antecipada para presidente, em Miami e em outras grandes cidades da Flórida (sudeste), onde as autoridades tentam resolver os problemas técnicos que estão causando longas filas e demoras.

AFP |

"Tivemos uma altíssima taxa de comparecimento de eleitores, parece que todo mundo decidiu ir votar nos primeiros dias, mas há duas semanas para fazê-lo", disse à AFP Jennifer Davis, porta-voz do departamento de Estado da Flórida.

A Flórida estabeleceu em 2002 um sistema de votação antecipada como forma de evitar os problemas eleitorais que, no ano 2000, ficaram célebres quando o presidente George W. Bush venceu no estado após uma série de recontagens com uma diferença de apenas 500 votos.

"Em alguns condados nós já estamos incorporando mais equipes" de votação para acelerar o processo, indicou Davis.

A votação antecipada tenta evitar o excesso de eleitores em um só dia, e permite que os moradores da Flórida registrem seu voto duas semanas antes do dia da eleição.

Autoridades locais disseram que os problemas foram menores nos dois primeiros dias e se limitaram a algumas máquinas, que não conseguiam ler corretamente os documentos de registro dos eleitores e as cédulas de votação.

Em Miami, muitas pessoas se queixavam do calor que tiveram que enfrentar nas longas filas que se formavam do lado de fora das zonas eleitorais.

Os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos, o republicano John McCain e o democrata Barack Obama, fizeram um apelo à população para que compareça às zonas de votação antes do dia 4 de novembro na Flórida.

Obama disse nesta terça-feira que "mais de 150.000 eleitores" decidiram votar no primeiro dia de pleito antecipado na Flórida.

"Nossa campanha está trabalhando com autoridades dos condados para que esta incrível participação possa continuar sem problemas", afirmou o democrata.

Funcionários do governo da Flórida entrevistados pela AFP afirmaram não dispor ainda de números oficiais do comparecimento eleitoral antecipado, mas que na quarta-feira estes dados já estariam disponíveis.

jco-/ap/sd

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG