fascinante - Eleições nos EUA - iG" /

Gordon Brown diz que campanha eleitoral americana é fascinante

WASHINGTON - O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse hoje que a campanha eleitoral dos Estados Unidos é fascinante e previu uma colaboração mais estreita entre os dois países no primeiro dia de sua visita oficial ao território americano.

EFE |

Brown falou hoje sobre a campanha eleitoral nos EUA durante uma entrevista ao canal de televisão "ABC", na qual assegurou que o interesse gerado pela atual disputa pela Presidência americana é "absolutamente fascinante".

O chefe de governo do Reino Unido, que se reunirá com os candidatos à Casa Branca e com o presidente americano, George W. Bush, previu que EUA e Reino Unido terão uma colaboração "mais estreita" nos próximos anos.

Segundo o primeiro-ministro, essa maior aproximação acontecerá graças, em parte, ao fim das divisões sobre a Guerra do Iraque dentro da União Européia (UE).

De acordo com Brown, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o próximo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, querem, assim como o Reino Unido, "uma relação transatlântica muito forte".

O primeiro-ministro do Reino Unido destacou que tanto os pré-candidatos democratas à Presidência americana, Barack Obama e Hillary Clinton, quanto o aspirante republicano à Casa Branca, John McCain, querem fazer frente aos desafios da mudança climática.

Ainda de acordo com Brown, Obama, Hillary e McCain querem "construir uma economia internacional robusta" e melhorar as relações externas, sobretudo com os países da Ásia.

Brown, que permanecerá três dias nos EUA, participou hoje de vários atos oficiais em Nova York, como a reunião do Conselho de Segurança da ONU com a União Africana (UA) para abordar a situação no Zimbábue e um encontro com o prefeito da cidade americana, Michael Bloomberg.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido se encontrará com Obama, Hillary e McCain, e em seguida realziará uma reunião com Bush na Casa Branca.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG