Flórida é estado-chave na vitória de Obama

MIAMI - O democrata Barack Obama reforçou hoje sua grande vitória como o 44º presidente dos Estados Unidos ao ganhar no estado-chave da Flórida, no qual George W. Bush saiu-se vencedor nas duas últimas eleições.

EFE |

A alta participação, a influência do voto da comunidade afro-americana, o respaldo do voto hispânico e o forte apoio no sul da Flórida explicam o triunfo de Obama nesse estado, segundo as primeiras análises baseadas nas pesquisas de boca-de-urna.

Segundo as projeções das redes de TV, Obama obteve 51% dos votos contra 49% do republicano John McCain, e com uma diferença de mais de 200 mil votos.


Milhares de pessoas foram ao Grant Park para comemorar a vitória de Obama / AP

Para McCain era impossível alcançar a Presidência dos EUA sem uma vitória na Flórida, e para Obama esse estado consolidou o êxito que já tinha alcançado em Ohio, outro estado crucial na disputa.

A última vez que a Flórida tinha optado por um candidato democrata havia sido em 1996, com Bill Clinton. Antes, havia ficado 20 anos do lado republicano, desde 1976, quando se inclinou pelo democrata Jimmy Carter.

O desenvolvimento da jornada eleitoral sem incidentes nesta terça constitui, ao mesmo tempo, um alívio para as autoridades do departamento eleitoral da Flórida, depois do fiasco do pleito de 2000.

A jornada eleitoral na Flórida se desenvolveu com uma alta participação e com problemas menores detectados em vários centros de votação, como a perda de algumas cédulas eleitorais.

Para impedir os erros de 2000, o sistema eleitoral da Flórida se modernizou com máquinas de leitura óptica que facilitaram a apuração dos votos.

Há oito anos o sistema eleitoral da Flórida falhou estrondosamente, com numerosas irregularidades em vários condados que levaram à anulação de milhares de votos e a uma batalha legal que acabou na Suprema Corte dos EUA.

Os votos tinham sido cancelados, sobretudo, porque milhares de cédulas não foram devidamente perfuradas e, por isso, as máquinas não puderam contabilizá-las.

Após cinco semanas de apuração dos votos e a intervenção dos tribunais da Flórida e da Suprema Corte americana, George W. Bush foi declarado vencedor por apenas 537 votos contra o democrata Al Gore.


Eleitor de Miami comemora a vitória de Obama / AP

Há quatro anos o processo de eleição antecipada começou com certas irregularidades e, apesar do uso de um novo sistema, ocorreram atrasos de horas por problemas na conexão dos computadores.

Bush venceu em 2004 na Flórida o democrata John Kerry por uma ampla margem de quase 400 mil votos. Isso foi fundamental para que o republicano obtivesse seu segundo mandato como presidente.

A vitória de Obama na Flórida foi resultado de uma intensa campanha, sobretudo no chamado "corredor da Flórida Central", que vai desde o oeste em Tampa até o leste em Daytona Beach.

Além de uma sólida organização que facilitou registrar centenas de milhares de novos eleitores democratas, Obama utilizou em vários comícios em Orlando dois pesos-pesados do Partido Democrata: Bill e Hillary Clinton.

A maioria dos votos hispânicos, segundo as pesquisas de boca-de-urna, foram favoráveis a Obama, assim como os afro-americanos, que representam 13% do total de eleitores da Flórida.

Enquanto a comunidade cubano-americana do sul do estado optou por McCain, os eleitores porto-riquenhos que vivem em torno de Orlando votaram majoritariamente em Obama.

A campanha democrata

  • Barack Obama, o presidente com a proposta de "mudança"
  • Joe Biden, um veterano em temas de segurança nacional
  • Principais metas dos democratas nos EUA
  • A campanha de Obama em imagens
  • Relembre a campanha democrata; veja galeria de fotos

    Entenda

    Opinião

  • Caio Blinder: Parabéns, presidente Obama
  • Gerald Thomas: Obama é o novo presidente dos EUA
  • Nahum Sirotsky: Após 200 anos, completou-se a revolução democrática americana 
  • Vitória de Obama sinaliza mudança em relações raciais

    Leia também:

    • Leia tudo sobre: eleições nos eua

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG