Ex-militar republicano defende postura de Obama em debate

HEMPSTEAD (NY) - O candidado republicano à Casa Branca, John McCain, teve seu melhor desempenho em debates presidencias. Ainda assim, Barack Obama saiu vencedor do confronto. É o que afirma o republicano e ex-militar Donnel Nichols, de 34 anos.

Leandro Meireles Pinto, repórter do iG nos EUA |

Segundo Nichols, Obama fez bem ao não "revidar a agressividade de McCain". "As pessoas não querem saber de ataques. Elas querem saber como vão resolver seus problemas reais. E isso Obama conseguiu explicar", disse.

Leando M. Pinto
Donnell Nichols, ex-marinheiro dos EUA
Donnell Nichols, ex-marinheiro dos EUA
Donnel Nichols, morador do Brooklyn, em Nova York, é um ex-marinheiro e, assim como John McCain, já foi para a guerra três vezes. "Fui mandado duas vezes para o Golfo Pérsico e uma vez para a Bósnia", explica. Segundo o ex-militar, seu voto sempre foi republicano, mas desta vez vai votar em Obama porque "John McCain não entende o que o povo está passando". "E eu não ligo se ele é branco ou negro. Votaria nele mesmo se fosse branco", ressaltou.

Apesar de afirmar que o Partido Republicano é melhor para a segurança nacional, Nichols argumenta que um país de economia fraca não tem como se defender. "Não estou dizendo que Obama vai resolver todos os nossos problemas, mas ele é um cara esperto e vai escolher as pessoas certas para o trabalho", disse. "Vai ser um grande líder, não só da América como do mundo", completou.

A mesma preocupação tem a atendente de telemarketing Clarissa Daniels, de 23 anos, também moradora do Brooklyin. "Barack mostrou que sabe como vai lidar com o país. Tudo o que McCain fez foi atacar Obama", disse. Para Clarissa, McCain demonstrou muito desconforto durante algumas respostas de Obama e um certo "desprezo" pelo candidato.

No entanto, Clarissa também afirmou que o candidato republicano teve um melhor desempenho que o dos outros debate. "Nos outros debates ele parecia perdido. No debate de ontem, ele tinha um foco e estava mais seguro", explicou.

Pesquisas apontam vitória de Obama

Uma pesquisa da rede de televisão "CNN" aponta Obama na frente no debate com 58% do apoio dos entrevistados, contra 31% de John McCain.

A pesquisa da rede de televisão "CBS" mostrou resultado parecido. A enquete aponta que 53% dos eleitores acreditam que Obama superou McCain no debate realizado na noite de quarta-feira na Universidade Hofstra, Estado de Nova York. Dos consultados, 22% disseram que McCain foi o vencedor, enquanto 24% acreditam que o debate terminou empatado.

Antes do debate, 54% dos entrevistados pelas pesquisas diziam acreditar que Obama possuía os mesmos valores que eles. Essa porcentagem aumento para 63% após o encontro desta noite.

Leia também:

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG