Ex-assessor de Bush prevê que Obama arrasará nas eleições

Washington - Karl Rove, que durante anos foi o principal assessor do presidente George W. Bush, previu hoje uma vitória arrasadora do democrata Barack Obama, algo que, em inglês, é denominado de landslide, segundo a rede de notícias CNN.

EFE |

Nas complexas eleições americanas, o termo "landslide" é utilizado quando um candidato tem uma vitória esmagadora na maior parte do país, como ocorreu com Ronald Reagan em 1984, ou Franklin Roosevelt (1933-1945) nas quatro eleições nas quais se apresentou.

Este mesmo fenômeno ocorrerá hoje ao senador por Illinois, segundo Rove, considerado o responsável pelas duas vitórias do republicano George W. Bush e que, durante a atual campanha eleitoral, foi comentarista político da rede conservadora "Fox News".

Na opinião do ex-assessor de Bush, Obama conseguirá 338 dos 538 votos no colégio eleitoral em jogo no país, muito acima dos 270 necessários para garantir Presidência.

O candidato republicano, John McCain, ao contrário, só conseguirá 200, de acordo com o estrategista.

Caso se cumpra este prognóstico, Obama chegaria à Casa Branca com o maior apoio eleitoral desde que Bill Clinton venceu Bob Dole em 1996 com 379 votos no colégio eleitoral, frente a 159.

De todos os estados-pêndulo que estão em jogo nas eleições presidenciais de hoje, só Missouri está ao alcance de McCain, disse Rove.

Os outros, Flórida, Ohio, Pensilvânia, Colorado, Novo México, Minnesota, Iowa e Virgínia, irão para mãos democratas, acrescentou o estrategista, que deixou a Casa Branca em agosto de 2007.

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG