Eleitores aproveitam votação antecipada para evitar filas

AKRON - A eleição em Ohio já começou com a votação antecipada, um sistema em que as pessoas registradas podem votar pessoalmente ou pelo correio sem precisar pegar fila no dia oficial da eleição, em 4 de novembro.

Leandro Meireles Pinto, repórter do iG nos EUA |

Com mais de oito milhões de eleitores registrados, Ohio viu filas enormes na eleição presidencial passada, quando pessoas ficaram mais de 3 horas aguardando para votar. Neste ano, milhares de eleitores já aproveitaram a votação antecipada para fugir das filas. "Vim hoje porque tinha o dia livre e não queria pegar a fila no dia 4 de novembro", afirmou Darlene Smith, 27 anos, moradora de Akron, Ohio.

Elaine Miller, que disse ter votado nesta quinta-feira em apenas três minutos, afirma que em 2004 ficou quase quatro horas na fila, do lado de fora de seu local de votação, sob forte chuva. "Nunca mais vou passar por isso. Hoje foi tudo bem mais rápido", comemorou.


Eleitores de Ohio votam nesta quarta-feira / Leandro M. Pinto

Outro eleitor que tirou a hora do almoço desta quarta-feira só para votar disse também que, além de evitar filas, já não aguentava mais a expectativa da eleição. "Queria votar logo. Já não aguento mais essa troca de acusações e queria dar logo o voto a meu candidato", disse Roger Alston, segurança de um banco em Akron, Ohio.

Questinado se não queria esperar até o dia da eleição para ver se nada poderia mudar o voto, Roger Alston foi enfático. "Eu já decidi meu voto logo após o primeiro debate entre os candidatos. Nada me faria mudar", afirmou.

Obama se beneficia

Um estudo do professor Michael McDonald, da Universidade George Mason, mostra que há grande comparecimento entre negros e democratas na Carolina do Norte, Florida e Geórgia, o que pode beneficiar Obama - ao contrário do que ocorreu em 2000 e 2004, quando a votação antecipada teve mais peso em prol do republicano George W. Bush.

Mas a comparação com pleitos anteriores é inexata, em parte porque mais Estados passaram a autorizar a votação antecipada sem necessidade de justificativa, pessoalmente ou por correio.


Eleitores não enfretaram filas para votar nesta quarta-feira / Leandro M. Pinto

Em alguns Estados, a votação já começou há várias semanas. Outros começaram nesta semana, e alguns ainda vão iniciar o processo. Dos 50 Estados, 34 permitem a votação antecipada e/ou por correio.

Ambos os candidatos estimulam a votação antecipada de seus eleitores, e suas campanhas precisam adequar anúncios, correspondências e comícios para essa tática, já que não se pode deixar tudo para a reta final, quando muitos já terão votado.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG