Durão Barroso pede união a Obama para derrotar crise financeira

BRUXELAS - O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia), o português José Manuel Durão Barroso, cumprimentou nesta quarta-feira o democrata Barack Obama por sua vitória nas eleições americanas e disse esperar que os Estados Unidos unam forças com o bloco europeu para transformar a crise atual em uma oportunidade.

EFE |

"Necessitamos de um novo pacto para um novo mundo. Espero sinceramente que com a liderança do presidente Obama, os EUA unam forças com a Europa para conduzir esse novo pacto. Pelo benefício de nossas sociedades, pelo benefício do mundo", destacou Durão Barroso em comunicado.

Além disso, o chefe do executivo da União Européia (UE) considerou que "é o momento de um compromisso renovado entre a Europa e os Estados Unidos", e assegurou a Obama que este contará com o apoio de Bruxelas.

"Quero assegurar ao senador Obama que conta com o apoio da Comissão Européia e com meu apoio pessoal para idealizar esse compromisso renovado, para enfrentarmos juntos os muitos desafios que temos pela frente", afirmou o dirigente português.

O democrata Barack Obama foi eleito hoje o primeiro presidente negro da história dos EUA, ao somar 300 votos no colégio eleitoral e derrotar seu adversário republicano John McCain.

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG