Convenção Democrata começa na segunda-feira; veja quem discursa

DENVER - Chegou a hora do senador por Illinois Barack Obama se apresentar à nação durante Convenção Nacional Democrata - espetáculo orquestrado para melhorar a imagem e destacar a mensagem do candidato à Presidência dos EUA. A Convenção Democrata acontece em Denver, Colorado, entre os dias 25 e 28 de agosto.

Redação com agências internacionais |


Clique para ver a galeria de fotos dos preparativos em Denver

A finalidade inicial das convenções partidárias, escolher os candidatos à Casa Branca e decidir a postura da legenda a respeito de questões fundamentais, deu lugar, nas últimas décadas, a um teatro político. Os nomes dos candidatos costumam atualmente ser decididos com meses de antecedência.

"As convenções fornecem uma grande exposição nacional para ambos os candidatos. Elas são uma chance para que subam ao palco em um momento no qual os eleitores estão de fato prestando atenção", afirmou o consultor democrata Chris Kofinis, assessor de John Edwards durante a pré-candidatura dele à Presidência.

"Trata-se de uma oportunidade incrível para contar aos norte-americanos seus planos em relação ao país e o que fará caso seja eleito presidente -- e isso pode alterar a dinâmica da disputa", disse.

Discursos de peso

A mulher de Obama, Michelle, e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, serão as principais figuras da primeira noite, dia 25 de agosto, que será dedicada à unidade dos EUA.

Nesse mesmo dia, será feita uma homenagem ao senador por Massachusetts Edward M. Ted Kennedy, recentemente operado de um tumor no cérebro, que transmitirá seu apoio a Obama em um vídeo de cinco minutos.

No segundo dia da Convenção, Mark Warner, ex-governador do estado americano da Virgínia e candidato ao Senado, será o orador principal. Warner é um homem de negócios que fez fortuna na indústria de telefonia celular, foi governador da Virgínia em 2001 e deve abordar a economia americana em seu discurso.  Warner será precedido pela senadora por Nova York Hillary Clinton, adversária de Obama nas primárias democratas.

Depois da derrota e da expectativa pelo convite para ocupar o cargo de vice na chapa de Obama, Hillary Clinton foi citada pela equipe da Convenção como uma campeã na luta pela família e uma das mais efetivas e enfáticas vozes do país hoje. Seu discurso será feito no 88º aniversário da 19º Emenda, que deu às mulheres o direito ao voto.

O candidato democrata à vice-presidência a ser anunciado será o orador da terceira noite, 27 de agosto, juntamente com o ex-presidente Bill Clinton, que também está escalado para discursar na quarta-feira. Clinton dará a aprovação da elite do Partido Democrata à candidatura de Obama e o tema central da noite deve ser segurança nacional.

Em 28 de agosto, último dia da Convenção, Obama será formalmente indicado pelo partido Democrata para concorrer à presidência dos EUA ¿ o primeiro negro a concorrer por um grande partido ¿ e aceitará a indicação durante seu discurso, que coincide com o 45º aniversário do discurso histórico Martin Luther King Jr., I have a dream (Eu tenho um sonho, em tradução literal). Os organizadores da Convenção mudaram o discurso de Obama da arena, que acomoda 21 mil pessoas, para o estádio de futebol Invesco Field, onde 76 mil pessoas podem ser acomodadas.

Ato ecumênico

A Convenção Nacional Democrata prepara um ato ecumênico para a abertura do evento, no domingo, 24 de agosto. No encontro entre as fés estarão presentes líderes católicos, protestantes, muçulmanos e judeus, além de representantes da comunidade budista de Denver, local onde será realizada a Convenção.

A porta-voz do evento, Natalie Wyeth, disse que a intenção do ato é mostrar que os democratas são respeitosos com todas as crenças e refletem uma maior diversidade religiosa que os republicanos.

Wyeth disse também que os líderes religiosos vão abrir e encerrar todos os dias da convenção.

Leia também:

Leia mais sobre eleições nos EUA

*Com Reuters, NYT, AP, AFP

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG