Conheça os candidatos ao cargo mais poderoso do mundo

SÃO PAULO - Dois republicanos e oito democratas disputavam a nomeação de seus partidos para o cargo de presidente dos Estados Unidos. Agora, apenas um democrata e um republicano continuam na corrida à Casa Branca até setembro de 2008.

Redação |

Eles vieram dos lugares mais variados, do gelado Alasca ao desértico Arizona. Da cosmopolita Nova York ao agrícola Tenessee. Minorias religiosas e étnicas também estão representadas. Um negro, um mórmom e um descendente de latinos criado no México disputavam a nomeação.

Uma mulher era a favorita entre os democratas. O mais novo não tinha nem 50 anos. O mais velho tinha quase 80. A campanha mais rica arrecadou US$ 89 milhões. A mais pobre conseguiu apenas US$ 400 mil. Advogados, empresários e até um ator estavam concorrendo. Veja aqui o perfil de cada um dos pré-candidatos de cada partido.

DEMOCRATAS

Barack Obama (será o candidato)

Profissão: advogado
Idade: 46 anos
Família: casado, com duas filhas
Religião: cristão

Filho de um queniano e de uma americana, morou na Indonésia e no Havaí. Está no primeiro mandato de senador por Illinois. Garantiu a maioria de delegados nas últimas prévias, no dia 3 de junho, em Dakota do Sul e Montana.  Clique aqui para ler o perfil completo.

Hillary Clinton (fora da disputa)
Profissão: advogada
Idade: 60 anos
Família: casada, com uma filha
Religião: Cristã metodista

É esposa do ex-presidente Bill Clinton e morou na Casa Branca por oito anos. Está no segundo mandato como senadora por Nova York. Resistiu até as prévias do dia 3 de junho.  Clique aqui para ler o perfil completo.

John Edwards (fora da disputa)
Profissão: advogado
Idade: 54 anos
Família: casado, com três filhos
Religião: cristão metodista

Veterano da última eleição, concorreu a vice na chapa de John Kerry em 2004 e perdeu. Foi senador pela Carolina do Sul. Anunciou oficialmente sua desistência à presidência dos EUA após uma série de resultados ruins.  Clique aqui para ler o perfil completo.

Bill Richardson (fora da disputa)

Profissão: cientista político
Idade: 60 anos
Família: casado
Religião: católico

Filho de uma imigrante, cresceu na Cidade do México, mas nasceu,  estudou e vive nos EUA. Atualmente é governador do novo México. Após um mau desempenho nas primeiras disputas , Richardson anunciou sua desistência. Clique aqui para ler o perfil completo

Joe Biden (fora da disputa)

Profissão : advogado
Idade: 65 anos
Família: casado, com três filhos
Religião: católico

Muito ligado a família, mora com a esposa, os filhos e a mãe de 89 anos. É senador pelo Estado de Delaware. Após o caucus de Iowa, Biden desistiu da corrida democrata à Casa Branca . Clique aqui para ler o perfil completo

Chris Dodd (fora da disputa)
Profissão: advogado
Idade: 63 anos
Família: casado, com dois filho
Religião: católico

Advogado, 63 anos. É o democrata mais próximo da defesa da guerra no Iraque. Exerce o quinto mandato de senador por Connectcut. Após ficar em sexto lugar no caucus de Iowa , Dodd desistiu da corrida. Clique aqui para ler o perfil completo.

Dennis Kucinich (fora da disputa)
Profissão: deputado
Idade: 60 anos
Família: casado, com um filho
Religião: católico

Formado em comunicações, é um dos poucos candidatos que se opôs desde o início à guerra no Iraque. Depois de não receber nenhum voto nos caucus de Iowa e Nevada, e apenas 1.4% nas primárias de New Hampshire, Kucinich anunciou sua desistência Clique aqui para ler o perfil completo.

Mike Gravel (fora da disputa)
Profissão: economista
Idade: 77 anos
Família: casado, com dois filhos
Religião: Universalismo unitário

Ativista antinuclear, tem posições bastante liberais sobre aborto e casamento gay. Foi senador pelo Alasca. Clique aqui para ler o perfil completo.

REPUBLICANOS

Rudy Giuliani (fora da disputa)
Profissão: Advogado
Idade: 63 anos
Família: casado, com dois filhos
Religião: católico

Ganhou notoriedade por reduzir o crime e liderar a cidade de Nova York após os atentados de 11 de setembro. Atualmente não exerce cargo público. Após dedicar toda sua campanha a Flórida e ficar em terceiro lugar na primária do estado , Giuliani anunciou sua desistência.  Clique aqui para ler o perfil completo.

Mitt Romney (fora da disputa)
Profissão: empresário
Idade: 60 anos
Família: casado, com cinco filhos
Religião: Mórmon

Mórmom e contestado por parte da direita protestante cristã republicana, ganhou reconhecimento após organizar os Jogos Olímpicos de Inverno em SaltLake City, em 2002, e obter retorno lucrativo. Já foi governador de Massachussets. Após obter resultados insatisfatórios na "Superterça", Romney anunciou sua desistência da corrida à Casa Branca.  Clique aqui para ler o perfil completo

John McCain (na disputa)

Profissão: militar reformado
Idade: 71 anos
Família: casado, com um filho
Religião: Cristã metodista

Herói de Guerra, McCain foi prisioneiro durante o conflito no Vietnã nos anos 60. Disputou as primárias com Bush em 2000 e perdeu. É senador pelo Arizona. Clique aqui para ler o perfil completo.

Mike Huckabee (fora da disputa)
Profissão: ministro batista
Idade: 52 anos
Família: casada, com um filho
Religião: batista

Potencial candidato da direita religiosa, é conterrâneo de Bill Clinton, de quem é amigo. Foi governador do Arkansas até o começo de 2007. Clique aqui para ler o perfil completo.

Fred Thompson (fora da disputa)
Profissão:
ator
Idade: 65 anos
Família: casado
Religião: protestante

Um dos últimos a entrar na corrida presidencial, retirou sua pré-candidatura após resultados decepcionantes nas primeiras prévias . Foi senador pelo estado do Tenessee. Clique aqui para ler o perfil completo

Duncar Hunter  (fora da disputa)
Profissão:
advogado
Idade: 59 anos
Família: casado
Religião: Batista

Outro representante da direita republicana, tentou passar uma lei que protegesse todos os não-nascidos do aborto. Desistiu da corrida à nomeação presidencial após os resultados do caucus de Nevada, em que recebeu 2% dos votos . É deputado pela Califórnia. Clique aqui para ler o perfil completo

Tom Tancredo (fora da disputa)
Profissão: cientista político
Idade: 62 anos
Família: casado, com dois filhos
Religião: presbiteriano

Antigo católico que se converteu ao protestantismo, anunciou sua desistência da corrida pela nomeação presidencial no dia 20 de dezembro e declarou seu apoio a Mitt Romney. É deputado pelo Colorado. Clique aqui para ler o perfil completo

Ron Paul (fora da disputa)
Profissão: médico
Idade: 72 anos
Família: casado, com um filho
Religião: protestante

Tenta pela 2ª vez concorrer à Casa Branca. A primeira foi como independente em 1988. É contra a guerra do Iraque e a restrição das liberdades civis após o 11/9. É deputado pelo Texas. Clique aqui para ler o perfil completo.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG