Campanha de McCain defende Palin em caso de abuso de poder

WASHINGTON - A campanha do candidato republicano à Casa Branca, John McCain, disse nesta sexta-feira que a governadora do Alasca, Sarah Palin, sua companheira de chapa, atuou dentro da margem adequada e legítima de sua autoridade quando demitiu um comissário de segurança pública.

EFE |

A equipe de McCain reagiu desta maneira ao relatório do Conselho Legislativo do Alasca no qual se determina que a candidata republicana à Vice-Presidência violou normas estaduais éticas estabelecidas para cargos públicos ao demitir Walter Monegan.

Os legisladores investigaram se Palin ordenou a demissão de Monegan porque ele resistiu a pressões para despedir o agente Mike Wooten, depois que este se divorciasse da irmã da governadora em um disputado processo judicial.

"O relatório mostra que a governadora Palin agiu dentro das margens adequadas e legítimas de sua autoridade quando demitiu Walt Monegan", afirmou a porta-voz da campanha de McCain, Meg Stapelton, em um breve comunicado.

O relatório conclui que a disputa entre a família de Palin e Wooten não foi a única razão para a demissão de Monegan, mas diz que foi um "fator que contribuiu" para isso, segundo o principal investigador do caso, Stephen Branchflower.

A campanha de McCain sempre manteve que a investigação foi politicamente motivada. Neste sentido, afirmou nesta sexta que o relatório revela "que foi uma investigação partidária efetuada por partidários de (o candidato democrata Barack) Obama, e que a preocupação da família de Palin sobre o comportamento violento e desonesto de Wooten foi totalmente justificada".

"Diante da falta de provas para apoiar as alegações de Monegan, o Conselho Legislativo emitiu argumentos distorcidos para encontrar um erro sem fundamentos na lei ou nos fatos", assinalou a equipe de McCain. Monegan afirmou que foi demitido porque resistiu a pressões para destituir Wooten.

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG