Wagner lidera na BA com 41%, mas diminui vantagem

O governador da Bahia e pré-candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), segue na liderança, de acordo com a pesquisa Vox Populi

iG São Paulo |

O governador da Bahia e pré-candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), segue na liderança da corrida estadual, de acordo com a mais recente pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes. Com 41% das intenções de voto, ele supera o ex-governador Paulo Souto (DEM), que tem 32%. Apesar da dianteira, o petista assiste a um estreitamento da diferença sobre o rival, que antes era de 15 pontos e agora caiu para 9 pontos. Na última pesquisa realizada pelo instituto, em janeiro deste ano, Wagner tinha 44% e Souto registrava 29%.

Eleições 2010

Governo Bahia

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

Pré-candidato pelo PMDB, o ex-ministro Geddel Vieira Lima oscilou um ponto para cima, passando de 8% para 9%. Luiz Bassuma (PV) registrou 1%, mesmo porcentual obtido no levantamento anterior. Hilton Coelho, do PSOL, que tinha 1% na pesquisa de janeiro, não pontuou. Brancos e nulos totalizaram 4% e 13% não souberam ou não responderam. O Vox Populi ouviu 700 entrevistados no levantamento, que possui margem de erro de 3,7 pontos para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 12.237/10.

Wagner segue na liderança também na pesquisa espontânea, onde obteve 21% das intenções de voto na nova pesquisa. Souto tem 9% e Geddel aparece com 2%, enquanto brancos e nulos totalizaram 3%. Em janeiro, Wagner tinha 17%, contra 4% de Paulo Souto e 1% de Geddel. No quesito rejeição, Paulo Souto tem 19%, número que cai para 13% no caso de Wagner. Geddel tem 14% e Bassuma, 11%.

Presidência
A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), assumiu a dianteira na Bahia, segundo a última pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes. O levantamento dá à petista 43% das intenções de voto, contra 33% obtidos pelo pré-candidato tucano José Serra. Dilma avançou 6 pontos em relação a última pesquisa realizada pelo instituto, em janeiro deste ano. Na época, ela contabilizava 37% das intenções de voto. Serra, por outro lado, recuou 4 pontos, de 37% obtidos em janeiro. A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata ao Palácio do Planalto pelo PV, oscilou de 6% para 5%.

Eleições 2010

Pesquisa Vox Populi/Band Bahia

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista levaria a melhor na Bahia. Segundo o Vox Populi, ela teria 46%, enquanto o tucano contabilizaria 35%. Por outro lado, Marina é quem possui a maior rejeição. Questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 29%, contra 21% de Serra e 13% de Dilma.

Diferentemente do que ocorria em levantamentos anteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já não lidera mais isolado na pesquisa espontânea. Quando questionados apenas em quem votariam se a eleição fosse hoje, 19% dos entrevistados responderam que dariam o voto a Dilma, mesmo porcentual registrado por Lula. Em janeiro, data da última pesquisa, Lula tinha 29% e Dilma contabilizava apenas 10%. Serra também cresceu na espontânea, apesar de aparecer em terceiro lugar. O tucano subiu de 4% em janeiro para 11%. Marina permaneceu estável, com 1% das intenções de voto.

    Leia tudo sobre: jaques wagnerpaulo soutopesquisabahiadilmaserra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG