Wagner é segundo melhor governador do Brasil, aponta Datafolha

Já João Henrique, principal cabo eleitoral de Geddel Vieira Lima, adversário de Wagner, é considerado o pior prefeito do país

Aura Henrique, iG Bahia |

O Instituto de Pesquisa Datafolha divulgou hoje pesquisa de opinião pública que coloca o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), em segundo lugar no ranking de melhores governantes do Brasil com nota média de 6,6 pontos. Em contraposição, o prefeito da capital baiana, João Henrique (PMDB), obteve 4,5 pontos e apenas 20% de aprovação popular, sendo considerado pela mesma pesquisa o pior prefeito do País.

Os políticos representam forças divergentes na corrida eleitoral no estado, embora em esfera nacional figurem na base aliada da presidenciável Dilma Roussef (PT). João Henrique é o maior cabo eleitoral de Geddel Vieira Lima (PMDB), ex-ministro de Lula e um dos principais adversários políticos de Wagner na disputa pelo Governo do Estado.

André Curvelo, secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador, discorda da interpretação da pesquisa. Para ele, a diferença de 1,8 ponto percentual separando João Henrique do primeiro colocado, Luciano Ducci, prefeito de Curitiba que obteve média 6,3, configuram um “empate técnico”. Ainda que Curvello tenha razão, vale lembrar que João Henrique obteve, segundo a pesquisa, 39% de avaliação ruim ou péssima, enquanto Ducci alcançou apenas 5% de reprovação.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 20 e 23 de julho em sete Estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco - e em suas respectivas capitais, além do Distrito Federal. Com 7,7 pontos, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, encabeça o ranking de governadores. Seu índice de aprovação chega a 62%.

O instituto pediu que eleitores de mais de 16 anos atribuíssem nota de zero a dez aos políticos das administrações estadual e municipal em seus locais de residência. Nos casos de empate, o fiel da balança foi a popularidade definida por índice do próprio Datafolha.

    Leia tudo sobre: eleiçõesbahiapesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG