Wagner amplia vitória com maioria na Assembleia Legislativa

Além do resultado obtido na eleição de domingo, outros deputados ainda podem aderir ao bloco governista

Lucas Esteves, iG Bahia |

O governador Jaques Wagner, que foi reeleito no último domingo com mais de 63% dos votos válidos já no 1º turno, além de ter conseguido também classificar seus dois candidatos ao Senado este ano – Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), ampliou sua vitória no pleito de 2010 elegendo a maioria dos deputados estaduais que integrarão o novo corpo da Assembleia Legislativa da Bahia a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Dos 63 parlamentares, a coligação de oito partidos do governador conseguiu eleger 33 nomes. Já as coligações que apoiavam Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima, juntas, fizeram 29 nomes, enquanto o PV, teoricamente neutro na disputa, uma vez que o candidato Bassuma não foi eleito governador e não foi a segundo turno, tem um deputado. Ao todo, 31 parlamentares que jamais exerceram mandato foram escolhidos pelo povo.

A base de Wagner ainda pode aumentar, de acordo com as primeiras análises políticas do novo corpo renovado, uma vez que alguns deputados eleitos por adversários tendem a apoiar Wagner. É o caso de Maria Luiza Carneiro (PSC), mulher do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB). Durante a campanha, a deputada agora reeleita fez campanha para Dilma Rousseff e, meses antes do pleito, rompeu com Geddel a contragosto do marido, o que azedou as relações entre JH e o ex-ministro da Integração Nacional.

Já o demista Gildásio Penedo pende para o lado petista por uma questão familiar. O deputado é genro do vice-governador eleito, Otto Alencar (PP) e, pela proximidade que tem com o parente, já anuncia que está cada vez mais perto do PP, partido ao qual Alencar é filiado atualmente. Não se sabe que tendência o verde Eudes Ribeiro seguirá mas, devido ao perfil histórico de apoiador do PT que o PV exibiu em seus 20 anos de história na Bahia, não seria surpresa sua adesão à base.

    Leia tudo sobre: eleições bawagnerbase parlamentar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG