Vox/Band: Com 45%, Helio Costa tem vantagem em MG

Pesquisa mostra que ex-ministro venceria no 1º turno disputa ao governo de Minas e que a diferença entre Serra e Dilma despencou

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O ex-ministro das Comunicações Helio Costa (PMDB) teria mais chances de vencer a eleição pelo governo de Minas Gerais do que o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), de acordo com pesquisa Vox Populi/Band divulgada nesta terça-feira. Nos dois cenários sondados os candidatos apoiados pelo governo federal venceriam no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Eleições 2010

Governo Minas Gerais

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

No primeiro cenário pesquisado, Costa tem 45% das intenções de voto contra 17% do atual governador, Antonio Anastasia (PSDB). Vanessa Portugal (PSTU) e João Batista (PSOL) tem 2%. José Fernando (PV), 1%. Com este resultado, Costa seria eleito com folga no primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Os votos brancos e nulos somam 10% e os entrevistados indecisos que não souberam ou não quiseram responder são 23%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições 2010

Governo Minas Gerais

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

Pimentel também venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo o Vox Populi, mas numa disputa mais apertada. Segundo a pesquisa ele teria 35% contra 21% de Anastasia e 2% de Vanessa, João Batista e José Fernando. Os brancos e nulos são 11% e 27% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa mostra também que Costa conseguiu aumentar a vantagem sobre o candidato tucano em relação à sondagem feita em janeiro. Com Pimentel na disputa a diferença diminui. Em janeiro a vantagem de Costa sobre Anastasia era de 21 pontos (37% a 16%) e agora é de 28 pontos (45% a 17%). Pimentel tinha 19 pontos de vantagem em janeiro (34% a 15%) e agora tem 14 (35% a 21%).

Na pesquisa espontânea Costa, Pimentel e Anastasia aparecem embolados com 5%. O ex-governador Aécio Neves (PSDB) ainda é citado por 3% e Patrus Ananias (PT), que perdeu a disputa interna com Pimentel, por 1%, mesmo percentual de Vanessa Portugal.

Cai vantagem de Serra

Conforme o Vox Populi, o tucano José Serra continua à frente de Dilma Rousseff na disputa presidencial em Minas, mas agora em situação de empate técnico. A vantagem de Serra para Dilma no Estado caiu de 15 pontos em janeiro (43% a 28%) para apenas 4 (39% a 35%). Marina Silva (PV) oscilou positivamente de 7% para 10%. Os brancos e nulos são 7% e 9% não souberam ou não quiseram responder.

Na espontânea Dilma tem 17%, Serra 13% e Marina 3%. O presidente Lula ainda aparece com 5%. Outros candidatos que somavam 25% em agosto de 2009, quando Aécio ainda estava no páreo, agora têm 2% e os indecisos 54%.

Eleições 2010

Pesquisa Vox Populi/Band em Minas Gerais

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

A pesquisa mostra que o bom desempenho de Dilma está ancorado na popularidade do presidente Lula. A avaliação subiu de 73% em agosto para 77%. Segundo o Vox Populi, 24% votariam com certeza no candidato indicado por Lula, 37% dependendo de quem é o candidato, 10% rejeitariam o candidato lulista e 26% disseram não levar em conta o apoio do presidente. Dilma é reconhecida como a candidata de Lula por 72% dos mineiros.

Já Aécio tem menos capacidade de transferir sua popularidade para Serra. Em agosto de 2009, 27% diziam que votariam com certeza no candidato indicado pelo ex-governador. Hoje são apenas 10%. A grande maioria (46%) disse que depende do candidato, 11% rejeitariam o nome de Aécio e 29% não levam em conta a opinião do ex-governador, que continua muito bem avaliado. A avaliação positiva do ex-governador oscilou de 76% em agosto para 72%, regular é de 21% e a negativa apenas 6%.

Já a capacidade de transferência de votos de Lula para seus candidatos a governador caiu, apesar do bom desempenho de Costa e Pimentel. Em agosto de 2009, 22% dos mineiros disseram que votariam com certeza no candidato a governador indicado por Lula. Hoje são apenas 16%. Para 47% o apoio do presidente vale dependendo de quem for o candidato, 8% disseram que não votam no indicado por Lula e 24% não levam em conta a opinião do presidente.

O Vox Populi ouviu 800 pessoas em 45 cidades mineiras entre os dias 8 e 12 de maio. A pesquisa foi protocolada no TRE/MG com o número 25760-10 e no TSE, 11321-10.

    Leia tudo sobre: EleiçõesMinasSerraDilmaPimentelHelio CostaAécio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG