Vox Populi/Band/iG: Rosalba lidera no Rio Grande do Norte

Iberê Ferreira aparece em segundo lugar, com 18% das intenções de voto, seguido de Carlos Eduardo Alves, com 13%

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

Pesquisa Vox Populi/Band/ iG divulgada nesta quinta-feira mostra que a eleição para governador no Rio Grande do Norte seria decidida logo no primeiro turno se fosse realizada hoje. No levantamento, a candidata da oposição, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), manteve a dianteira e chegou a 53% da preferência do eleitor.

O segundo colocado é o governador em exercício, Iberê Ferreira (PSB), que tem o apoio de Dilma Rousseff (PT) no Estado. Ele conta com 18%, seguido do candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves que tem 13%. Os outros candidatos – Bartô Moreira (PRTB), Camarada Leto (PCB), Roberto Ronconi (PTC), Simone Dutra (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL) – foram citados, mas não atingiram 1%.

Na pesquisa, 10% dos entrevistados não responderam ou disseram não saber em quem votar para governador. Brancos e nulos somaram 6%. Na pesquisa simultânea (quando a lista de candidatos não é apresentada), Rosalba é citada por 37% dos eleitores e Iberê, por 15%.

A pesquisa, protocolada sob o número 18.492/10 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte e sob o número 19.926/10 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho – antes, portanto, da visita de Dilma feita nesta semana ao Estado. A margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos percentuais.

A ex-ministra da Casa Civil é a favorita dos potiguares na disputa pela Presidência. Ela tem 53% da preferência dos eleitores, contra 31% do tucano José Serra.

Pesquisa Vox Populi/Band/iG

Disputa pelo governo do Rio Grande do Norte

Gerando gráfico...
Vox Populi

Rejeição

Entre os favoritos na disputa para o governo, Rosalba é a candidata com menos rejeição, de acordo com o Vox Populi: 5%. Iberê, que tem o apoio da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), tem 17% de rejeição, praticamente o mesmo índice do pedetista Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal (16%). Wilma, que neste ano concorre ao Senado, está em terceiro lugar na disputa – atrás dos atuais senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM).

No Rio Grande do Norte, 28% dos eleitores afirmam que com certeza votarão no candidato apoiado pelo presidente Lula e outros 42% dizem que poderiam votar no postulante. Apenas 29% não votariam de jeito nenhum ou não levam em conta o apoio de Lula na hora do voto para governador.

A pesquisa apontou também que apenas 37% dos entrevistados sabiam que Iberê era o candidato favorito do presidente – o que pressupõe que o atual governador tem possibilidade de crescimento conforme este apoio fique mais explícito ao longo da campanha. Outros 21% dos eleitores acham que os candidatos apoiados pelo presidente são Rosalba ou Carlos Eduardo.

Apenas um terço dos eleitores consideram o governo Iberê ótimo ou bom, enquanto 10% afirmam que a administração é péssima ou ruim. A maioria dos eleitores defende mudanças nas políticas do atual governo – apenas 9% manifestaram ter interesse na continuidade de todos os projetos da gestão atual.

    Leia tudo sobre: PesquisaVox Populi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG