Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 51% e Serra segue com 24%

Marina Silva, do PV, chega a 10% e é a única presidenciável que cresceu em relação à pesquisa da semana passada

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff , manteve a distância de 27 pontos sobre o tucano José Serra na mais recente pesquisa Vox Populi/Band/ iG , divulgada nesta quinta-feira. Com 51% das intenções de voto, a ex-ministra da Casa Civil seria eleita logo no primeiro turno. Serra manteve os mesmos 24% apontados no levantamento do último dia 17. Em agosto, a distância entre eles era de 16 pontos.

Marina Silva (PV) foi a única presidenciável que avançou em relação à pesquisa anterior. Ela cresceu dois pontos percentuais e tem agora com 10% das preferências. O número de eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa agora é de 9% - contra 11% da semana passada. Brancos e nulos somam 5%. Juntos, os demais candidatos têm 1%.

A pesquisa tem margem de erro de 1,8 ponto percentual e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.705/10. O instituto ouviu 3.000 pessoas, de 219 municípios, entre os dias 18 e 21 de setembro.

De acordo com o instituto, Dilma aparece à frente dos rivais em todas as faixas etárias, sociais e regionais pesquisados pelo instituto. A candidata petista tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste, onde ela recebe 67% das intenções de voto – contra 16% de Serra e 7% de Marina. A distância entre Dilma e os rivais é menor no Sul. Na região, ela tem 42% das preferências, contra 37% de Serra (melhor cenário do tucano) e 6% de Marina.

Dilma é a candidata favorita de eleitores entre 16 e 24 anos (tem 56% das intenções de voto), que vivem em municípios pequenos (59%), que estudaram entre a quinta e a oitava série (58%) e que ganham até um salário mínimo.

Já Serra encontra tem seu melhor desempenho entre eleitores entre 40 e 49 anos (26%), com ensino superior (29%) e que ganham mais de cinco salários mínimos (28%). Entre os eleitores com ensino superior, Marina obtém seu melhor desempenho: 22%.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma é citada por 44% dos entrevistados. Serra é lembrado por 21% dos eleitores e Marina, 9%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado ainda por 1% dos eleitores.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG