Vox Populi/Band/iG: Costa lidera em MG, com 42%

Peemedebista venceria no primeiro turno, já que a soma da votação dos adversários é 23%; Anastasia, candidato de Aécio, tem 18%

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais com uma vantagem de 24 pontos percentuais sobre o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), mostra pesquisa Vox Populi/Band/ iG desta terça-feira. Se a eleição fosse hoje, Costa seria eleito no primeiro turno pois a soma dos demais candidatos é 23%.

Segundo o Vox Populi, o ex-ministro tem 42% das intenções de voto, Anastasia 18%, Vanessa Portugal (PSTU) 2%, Edilson Nascimento (PT do B), Zé Fernando Aparecido (PV) e Professor Luiz Carlos (PSOL) 1%. Fabinho (PCB) não pontuou, os brancos e nulos são 6% e os indecisos 29%. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos para mais ou para menos.

Em comparação com a pesquisa anterior, do dia 21 de maio, a diferença entre os principais candidatos oscilou de 28 para 24 pontos, dentro da margem de erro. Costa tinha 45% e Anastasia 17%. O número de indecisos subiu de 23% para 29%.

Na pesquisa espontânea Costa tem 13%, Anastasia 9% e Vanessa 1%. Os demais candidatos não pontuaram e os indecisos somam 69%.

O peemedebista lidera em todos os tipos de municípios, faixas etárias, graus de instrução e níveis de renda. A menor diferença está na região metropolitana de Belo Horizonte, onde Costa tem 32% e Anastasia 23%. Já nas grandes cidades do interior o candidato do PMDB chega a 45% contra 18% do tucano.

O governador e o ex-ministro estão tecnicamente empatados no critério rejeição. Anastasia tem 7% e Costa 5%. Em maio, a rejeição do tucano era 9% e a do peemedebista 5%.

A avaliação positiva do governo caiu bruscamente desde a última pesquisa, de 72% para 45%.

O Vox Populi ouviu 1.000 pessoas entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada com o número 50.606/10 no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG). 

Pesquisa Vox Populi/Band/iG

Disputa pelo governo de Minas Gerais

Gerando gráfico...
Vox Populi
    Leia tudo sobre: PesquisaVox PopuliEstados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG