Walter Pinheiro registra 22%; dois meses antes da eleição, votos de indecisos somam 51%

O senador César Borges (PR) aparece na dianteira da disputa para as duas vagas que se abrirão no Senado para a Bahia na eleição deste ano, aponta pesquisa Vox Populi/Band/ iG divulgada nesta terça-feira. O ex-governador tem 29% da soma dos votos para a Casa, com 7 pontos a mais do que o segundo colocado, Walter Pinheiro (PT), que tem 22%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, entretanto, os dois estariam em condição de empate técnico.

Em seguida, tecnicamente empatada com Walter, está Lídice (PSB), com 18% dos votos. Depois vem José Ronaldo (DEM) com 9%, Aleluia (DEM) com 5%, Edvaldo Brito (PTB) com 3%, Edson Duarte (PV) 2%, França (PSOL) 2%, Carlos Sampaio (PCB) 2% e Zilmar (PSOL) 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho com 800 entrevistados e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 19.923/10.

Neste ano, os baianos decidirão quem ocupará as vagas atualmente ocupadas no Legislativo por César Borges, candidato à reeleição, e ACM Junior (DEM) – que disputa a vaga como suplente de Aleluia.

Na disputa para o Senado, cada eleitor pode escolher dois candidatos. Quando é considerado somente a primeira opção de cada eleitor, César Borges (PR) tem 23%, Walter Pinheiro (PT) 14% e Lídice (PSB) 9%.

A maioria dos eleitores ainda não decidiu seus votos. 51% do total de votos dos entrevistados não está definido e outros 15% votarão em branco ou em nulo. 

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Pinheiro e Borges tem 3% dos votos cada um. Eles são seguidos por Lídice, com 2%. Aleluia e Duarte tem 1% cada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.