Vox Populi: Rosalba cai 4 pontos, mas ainda lidera no RN

Candidata do DEM lidera pesquisa com 49%; Iberê (PSB) tem 24% e Carlos Eduardo (PDT) 13%

Piero Locatelli, iG São Paulo |

Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao governo do Rio Grande do Norte, venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa Vox Populi/Band/ iG divulgada nesta quarta-feira. Ela tem 49% das intenções de voto. Apesar de manter a liderança, a candidata perdeu quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada em julho, quando tinha 53%.

O governador Iberê Ferreira (PSB), segundo colocado, tem hoje 24% das intenções de voto – 6 pontos percentuais a mais do que tinha na pesquisa anterior. Carlos Eduardo (PDT) é o terceiro com 13%. Ele oscilou positivamente desde a última pesquisa, quando tinha 11%. Os outros candidatos não pontuaram.

Os votos brancos e nulos somam 6% e os indecisos 11%. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 10 de agosto com 700 entrevistados. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral tem o número 22.951/10.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado tem aprovação de 87% da população do Estado e 35% dos eleitores dizem que votariam com certeza no candidato ao governo apoiado por ele  - percentual 11 pontos superior ao obtido pelo candidato da coligação do PT, Iberê. Outros 42% dos eleitores dizem que poderiam votar no candidato de Lula dependendo de quem fosse ele.

Iberê assumiu o governo em março deste ano, após a saída de Wilma de Faria (PSB) do cargo para concorrer ao Senado. Segundo a pesquisa, 18% dos eleitores votariam com certeza no candidato apoiado pela ex-governadora e 34% poderiam votar no candidato apoiado por ela.

Iberê é o candidato mais rejeitado pelos eleitores -16% deles dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Rosalba é rejeitada por 8% dos eleitores. Outros 5% dizem que não votariam em nenhum candidato.

Senado

Os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM) seriam reeleitos, segundo o levantamento. O ex-presidente do Senado tem 57% das intenções de voto e o líder do DEM tem 55%. Os dois candidatos oscilaram negativamente dois pontos em relação à pesquisa Vox Populi realizada em julho.A ex-governadora Wilma de Faria tem 38% - um ponto a mais do que na última pesquisa. Hugo Manso (PT) tem 8%. Dário (PSTU) e Dr. Joanilson (PSDC) somam 2% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

Os eleitores poderão votar duas vezes para escolher os senadores na eleição de outubro. Quando é separado somente o primeiro voto, Garibaldi tem 35%, Agripino 27%, Vilma 22% e Hugo Manso 4%. Dário e Joanilson tem 1% cada. Na soma dos votos espontâneos, Garibaldi e Agripino ficam empatados com, respectivamente, 26% e 24%. Vilma tem 17% e Hugo obtém 4%. Os votos de indecisos somam 70%.

    Leia tudo sobre: eleições rnrosalbaiberevox populi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG