Vox Populi: Campos amplia liderança em Pernambuco

Governador do PSB chega a 70% das intenções de voto, segundo nova pesquisa

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

O governador Eduardo Campos (PSB) ampliou a vantagem sobre os concorrentes em Pernambuco e chegou a 70% das intenções de voto na mais recente pesquisa Vox Populi/Band/ iG . Campos, que tem o apoio do presidente Lula e em julho já somava 61% das preferências, seria reeleito com folga logo no primeiro turno.

O segundo colocado, Jarbas Vasconcelos (PMDB), responsável pelo palanque do tucano José Serra no Estado, caiu de 25% para 19%. A margem de erro da pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de agosto, é de 3,5 pontos percentuais.

Os outros candidatos – Edilson Silva (PSOL) e Jair Pedro (PSTU) – somaram apenas 1% das intenções de voto, cada. Os demais – Anselmo Campelo (PRTB), Roberto Numeriano (PCB) e Sérgio Xavier (PV) – ou não foram citados ou não chegaram a 1%.

O Vox Populi apontou ainda que em Pernambuco apenas 6% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem vão votar em outubro. Brancos e nulos somam 4%.

Além de favorito, Campos é o candidato que tem menor rejeição entre os pernambucanos. Segundo o levantamento, apenas 7% dos eleitores dizem que não votariam no atual governador de jeito nenhum. Nesse quesito, o maior índice é de Jarbas (31%), seguido por Edilson Silva (9%).

O trabalho do candidato à frente do governo estadual é bem avaliado por 71% dos entrevistados pelo Vox Populi. A metade dos eleitores disse na pesquisa esperar que o próximo governador continue com todas as políticas do atual governo (50%). Outros 39% defendem algumas mudanças e a continuação da maioria dos projetos atuais. Campos conta ainda com a popularidade do presidente Lula em Pernambuco, onde nada menos do que 91% dos eleitores dizem aprovar a administração petista no governo federal.

No Estado, 47% dos entrevistados disseram que com certeza votariam no candidato apoiado por Lula e outros 36% disseram que poderiam votar no aliado, dependendo de quem fosse o postulante.

O instituto ouviu 800 eleitores para a realização da pesquisa, que foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 38.148/10 e, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 22.954/10.

Senado

Para o Senado, Humberto Costa segue na frente na preferência dos eleitores pernambucanos. O ex-ministro da Saúde é citado por 47% dos entrevistados, contra 46% registrados no mês passado. O Vox Populi mostra também uma queda do senador Marco Maciel (DEM), que foi de 41% para 32% das preferências em agosto. Armando Monteiro, do PTB, se manteve com 31% das citações, seguido por Raul Jungmann (PPS), que estacionou nos 10%. O número de eleitores que afirmam votar em branco ou nulo subiu de 13% para 17%.

Correm por fora na disputa o candidato do PV, Renê Patriota (2%), Simone Fontana (PSTU), Hélio Cabral (PSTU) e Jerônimo Ribeiro (PSOL), esses últimos com 1%. Os demais concorrentes não chegaram a 1%. O índice de eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa é de 27%.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG