Votação no Rio ainda não foi encerrada

TRE-RJ diz que há eleitores nas seções do Flamengo e da Maré; trabalhos devem ser encerrados às 19h40 e vai atrasar a apuração

Flávia Salme, iG Rio de Janeiro |

A votação no Rio de Janeiro devetá será encerrada por volta das 19h40, informa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Ainda há eleitores na fila nos bairros do Flamengo, na zona sul, no Complexo da Maré, na zona norte. Segundo TRE-RJ o problema vai provocar atrasos na apuração dos votos.

Até as 18h ainda havia eleitores na fila na cidade de Búzios e na Ilha Grande, no litroral. Técnicos do tribunal disseram que houve problemas com os leitores instalados nas urnas biométricas em Búzios -- única cidade do Estado a contar com o novo sistema.

Os motivos do atraso ainda estão sendo investigados, diz o TRE-RJ. Diferentes causas podem ter influenciado o problema, como a substituição das urnas eletrônicas que quebraram. Em todo o estado foram feitas 269 substituições, 59 só na capital. Contudo, o tribunal informa que as urnas que apresentaram problemas correspondem a 1% do total, e que não foi necessário realizar a votação manual em nenhuma seção.

Atraso de eleitores aos locais de votação também é apontado pelo TRE como uma das causas do atraso no ecerramento da votação. Muitos deixaram para votar nos minutos finais, o que provocou engarrafamentos em ruas de Botafogo, Lagoa, Copacabana e Ipanema, na zona sul.

Em uma das seções do Colégio Santa Rosa de Lima, em Botafogo, cerca de 30% dos eleitores ainda não tinham votado até as 16h45 (desde o início da votação, às 7h, compareceram 190 dos 269 eleitores inscritos no local. "Muita gente está chegando no último momento", contou a presidente de mesa, Tatiana Del Grande. "Acordei mais tarde e peguei trânsito, por isso cheguei atrasado", justificou o publicitário Ugo Oliveira, um dos retardatários da seção.

* Colaborou Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro

    Leia tudo sobre: eleições rjapuração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG