Veteranos que ficaram fora da eleição agora patrocinam herdeiros

Ex-ministro José Dirceu e ex-presidente da Câmara dos Deputados fazem campanha para ajudar filhos a conquistar mandato

Andréia Sadi, iG Brasília |

Fora da disputa eleitoral de 2010, alguns políticos que fizeram carreira no cenário federal nos últimos anos patrocinam agora as candidaturas de seus herdeiros na busca por mandatos. Candidatos a deputado estadual e federal, José Maurício Cavalcanti e Zeca Dirceu contam com o apoio dos pais Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara, e o ex-ministro José Dirceu para se lançar na disputa.

Eleito em 2008 prefeito de João Alfredo, na Zona da Mata pernambucana, Severino deixou o ostracismo político após o a renúncia ao cargo na Câmara em 2005. A renúncia ocorreu sob o risco de cassação pela acusação de cobrar propina de um restaurante na Câmara, no episódio conhecido como "mensalinho". Ao iG , Severino disse nesta segunda-feira que não tem pretensões de voltar à Câmara Federal por enquanto e que, neste ano, o objetivo é eleger o filho, José Mauricio (PP), para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

AE
Severino Cavalcanti quer emplacar o filho na Assembleia de Pernambuco: "Ele é estudioso"

“Meu filho é estudioso, me acompanha na política desde sempre, ele é muito bem casado, tem uma mulher só”, disse Severino à reportagem ao justificar a candidatura do filho.

Ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu conta com a influência do pai ex-ministro nas articulações no Estado. Em junho, em meio ao imbróglio envolvendo a candidatura de Osmar Dias ao governo, Zé Dirceu foi a Brasília conversar com o senador. Após falar da sucessão estadual, Dirceu tratou das eleições proporcionais. Pediu o apoio do senador para a eleição de seu filho, que quer se eleger deputado federal.

AE
Dirceu, além de atuar como coordenador informal da campanha de Dilma, trabalha para eleger o filho, Zeca

A assessoria de Zeca disse que, embora filho do dirigente petista, o prefeito trilhou "caminho próprio" na prefeitura e que o pai acompanha de longe a carreira de Zeca.

Em Minas Gerais, o filho do deputado federal Virgílio Guimarães Gabriel vai disputar uma vaga no Legislativo. Em outubro, Virgílio concorre a primeiro suplente na chapa do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel ao Senado.

A família Roriz também quer aumentar seu espaço na política. A deputada distrital Jaqueline Roriz é filha de Joaquim Roriz, candidato ao governo do Distrito Federal. Segundo ela, “herdou do pai o gosto pela política” e agora disputa uma vaga para a Câmara Federal. Jacqueline disse que  encontra  o pai diariamente para se consultar sobre política. "Como que eu ia dispensar dicas de uma pessoa experiente como ele? Ele é um estrategista político nato", disse a deputada à reportagem.

    Leia tudo sobre: PolíticosJosé DirceuSeverino Cavalcanti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG