Veja a taxa de conhecimento dos candidatos

Nível de conhecimento dos dois principais candidatos é bem alto: Dilma é conhecida por 91% dos eleitores e Serra por 98%

iG São Paulo |

Um dos indicadores mais importantes para a avaliação do potencial de crescimento de um candidato é o nível de conhecimento do seu nome na população. Se o candidato tem pouco voto, mas é pouco conhecido, pode crescer mais. Se o candidato tem pouco voto e é muito conhecido, a situação é bem pior. A última rodada da pesquisa Vox Populi, feita para a Rede Bandeirantes, mostra que o nível de conhecimento dos dois principais candidatos é bem alto. Dilma é conhecida por 91% dos eleitores. Serra é conhecido por 98% dos eleitores. A candidata Marina Silva, que aparece em terceiro lugar, é menos conhecida. Segundo o levantamento, 32% dos entrevistados não sabem quem ela é.

Por este critério, que separa quem conhece o candidato de quem não o conhece, a candidata do PT já atingiu um grau de exposição bastante elevado e muito próximo do grau atingido pelo candidato do PSDB. Há, no entanto, uma diferença qualitativa entre os tipos de conhecimento de Dilma e Serra. Explica-se: a pesquisa Vox/Band classifica o conhecimento do eleitor sobre um candidato em três tipos, do menor para o maior grau de intimidade. São eles: 1) “conhece só de nome/só de ouvir falar”, 2) “conhece, mas não muito/tem algumas informações sobre ele” e 3) “conhece bem/tem muitas informações sobre ele”.

Conforme o processo eleitoral avança, o candidato vai subindo na escala, sendo percebido pelo eleitor de forma cada vez menos superficial. Na pesquisa Vox/Band, 35% dos eleitores dizem conhecer Dilma só de nome. No caso de Serra, esse número é 23%. Na categoria que aponta mais intimidade, Dilma é apontada como muito conhecida por 15% dos entrevistados. No caso de Serra, esse número é 24%. Na categoria mais profunda de conhecimento, Dilma está atrás de Serra em todas as regiões do país. É também menos conhecida do que Serra nas camadas de menor renda e menos escolaridade.

Quando começar o horário eleitoral gratuito na TV, Dilma e Serra deverão se tornar muito conhecidos. Os comandantes da campanha de Serra entendem que, com a comparação dos dois, ele deverá levar vantagem. Os coordenadores da campanha de Dilma acreditam que, quando ela começar a se tornar mais conhecida, seus dados de intenção de voto serão ainda mais elevados.

    Leia tudo sobre: EleiçõesPesquisaSerraDilmaconhecimento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG