TSE mostra mapa das impugnações no Norte

Tribunal Superior Eleitoral divulga relação dos candidatos cujos registros foram indeferidos no primeiro turno

Menezes y Morais, iG Brasília |

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a relação nominal dos candidatos às eleições do primeiro turno na região Norte que tiveram registros cassados ou indeferidos com recursos. Entre eles Jader Barbalho (PMDB-PA), que recorreu da decisão, mas foi barrado em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Acre e Amazonas

O Estado do Acre é o único que apresenta um cassado com recurso, Manoel Nogueira Lima, ex-candidato a deputado federal pela coligação PPS, DEM, PMN e PTdoB. No estado do Amazonas, Francisco Pereira Castelo (PCB) queria disputar o Senado, teve registro indeferido, recorreu, mas perdeu a eleição.

Pará

No Pará, dois candidatos ao Senado tiveram seus registros de candidatura ao Senado impugnados pela Justiça Eleitoral: Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT). Os dois recorreram, disputaram a eleição e foram eleitos. STF enquadrou Jader na Lei da Ficha Limpa, criando jurisprudência para os candidatos que renunciaram mandatos.

Por essa jurisprudência, a eleição de Paulo Rocha (PT-PA) também é afetada, mas falta ser julgada pelo STF. Rocha renunciou ao mandato de deputado federal em 2005 para não ser investigado pelo suposto esquema de compra de votos conhecido como “mensalão do PT,” cuja denúncia do Ministério Público foi aceita pelo STF.

Com a situação de Jader e Rocha, o que PMDB do Pará “exige” agora é uma nova eleição para o Senado. O processa do “mensalão” tramita no STF. 43 pessoas estão indiciadas, entre as quais o ex-ministro José Dirceu (PT-SP), apontado como o chefe do suposto esquema criminoso. O relator é o ministro Joaquim Barbosa.

Rondônia e Roraima

Em Rondônia o TSE informa o recurso do ex-candidato a governador Expedito Gonçalves Ferreira Junior, pela Coligação PRB, PSC, PR, PTC, PSDB e PTdoB. No estado de Roraima, o ex-candidato Lauro Ribeiro Pinto de Sá Barreto (PHS) queria disputar o Senado, mas teve registro indeferido e recorreu.

Tocantins

No Tocantins, quatro ex-candidatos tiveram registros impugnados e recorreram. A deputado Estadual, Pedro de Oliveira Neto. A deputado Federal, Paulo Roberto Ribeiro Abraão Cavalcante Lima e José Carlos Teixeira Martins.

    Leia tudo sobre: eleiçõesregião nortejader barbalho paficha limpa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG