TSE mantém candidatura de Roseana Sarney

Decisão foi do ministro Hamilton Carvalhido e ainda deve ser homologada pelo plenário

Severino Motta, iG Brasília |

O ministro Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão. Numa decisão desta quarta-feira ele negou o pedido de um adversário da senadora, Anderson de Carvalho Lago Filho, que disputa uma cadeira na Assembléia Legislativa daquele Estado pela coligação (PDT-PTC-PSDB), e queria enquadrar a política na Lei da Ficha Limpa.

De acordo com Carvalhido, Roseana foi condenada na Justiça Eleitoral a pagamento de multa por propaganda irregular. Em sua decisão, contudo, o ministro afirma que a partir da representação que gerou a punição a Roseana não é possível se constatar abuso de poder político – o que a tornaria inelegível.

Como a decisão foi monocrática – proferida por um único ministro – o tema voltará a ser debatido no plenário do TSE. A Corte também terá que se manifestar sobre um pedido do Ministério Público Eleitoral, que tal como Anderson Carvalho, pediu a inelegibilidade de Roseana devido à condenação por propaganda irregular.

    Leia tudo sobre: eleições MAroseanasarneyficha limpatse

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG