TSE defere registro de candidatura de deputado eleito no Ceará

Político do interior cearense teve desaprovadas contas referentes ao período em que foi prefeito de Icapuí

Lauriberto Braga, iG Ceará |

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu hoje o registro de candidatura do deputado estadual Dedé Teixeira (PT). Ele teve as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quando era prefeito de Icapuí, a 210 quilômetros de Fortaleza e por isso o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará negou seu registro de candidatura.

Ao analisar o Recurso Ordinário, a TSE destacou que a situação de Dedé Teixeira não se enquadra na Lei da Ficha Limpa porque a sua conta desaprovada pelo TCM não foi analisada pela Câmara Municipal: “Orienta o Tribunal Superior Eleitoral que o órgão competente para julgar as contas de prefeito é a Câmara Municipal”, destacou a ministra Carmen Lúcia em sua decisão divulgada no início da noite de hoje.

A decisão do TSE valida os 52.679 votos obidos por Dedé Teixeira no último dia três. Ele foi o terceiro mais votado do PT-CE e décimo da Coligação PT/PRB/PMDB/PSB que elegeu 20 deputados estaduais. O TRE-CE publicará uma nova relação dos deputados estaduais eleitos em 2010. Com a nova lista perde o mandato por não ter alcançado o coeficente eleitoral o atual deputado Teodoro Soares (PSDB).

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleições ce

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG