TSE autoriza tropas federais para 9 cidades alagoanas

135 municípios brasileiros, por enquanto, vão receber homens do Exército para reforçar a segurança

Janaina Ribeiro, iG Alagoas |

No segundo turno, Alagoas receberá em nove cidades reforço de tropas federais e será o 3º com o maior número de tropas. Na noite desta quarta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) recebeu o expediente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando a homologação de todos os pedidos que já aprovados.

Com a autorização do TSE, o Estado terá a presença de homens das forças armadas em seis zonas eleitorais: São Luiz do Quitunde (17ª Zona Eleitoral); Roteiro e Jequiá da Praia (ambas da 18ª ZE sediada em São Miguel dos Campos); Batalha e Jacaré dos Homens (29ª ZE); Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres (as duas da 33ª ZE); Minador do Negrão (46ª ZE) e Boca da Mata (48ª ZE).

Roteiro, no Litoral Sul de Alagoas e Minador do Negrão, no Sertão do Estado foram considerados pelos juízes eleitorais como os dois municípios em situação mais ‘preocupante’. Em Roteiro, o magistrado Antônio Barros pediu o reforço de homens do Exército por conta do recente assassinato do vereador Genival Barbosa da Silva, morto com dois tiros em via pública em agosto deste ano. Imagens divulgadas pela Polícia Civil de Alagoas mostraram o momento em que o político foi morto.

Em São Miguel dos Campos, a constante reclamação de insegurança dos moradores fez com que o juiz da zona – da qual Roteiro faz parte -, pedisse o reforço do Exército. O município contou com tropas no primeiro turno.

Já em Minador do Negrão, uma só família tradicional se reveza no poder há décadas. Entretanto, alguns parentes são inimigos políticos históricos, o que já provocou a morte de uma pessoa e um atentado contra outra. Esta última, um deputado estadual que não conseguiu se reeleger este ano.

Outros Estados brasileiros também receberão homens das forças armadas. Na sessão de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou o envio de homens do Exército para mais 46 municípios de cinco estados: Paraíba, Rondônia, Piauí, Alagoas e Amapá. Só o Piauí terá 25 cidades ocupadas por militares federais.

    Leia tudo sobre: eleições altropas federaispleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG