TSE autoriza tropas federais no Amazonas

São nove municípios que terão forças federais para garantir tranquilidade dia 3 de outubro

Menezes y Morais, iG Brasília |

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas solicitou e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de força federal para nove municípios do Estado. Contarão com reforço na segurança pública Tabatinga, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Humaitá, Autazes. Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão e Coari.

A requisição do TRE considerou que o efetivo de policiais militares é insuficiente para as eleições de 3 de outubro. O município de Tabatinga, por exemplo, está localizado na fronteira do Brasil com a Colômbia (por terra) e com o Peru (por rio). O TSE deferiu o pedido na noite de ontem, em sessão administrativa. O TSE aprovou o reforço na segurança também para a cidade de Autazes, a 108 km da capital.

TRE amazonense justificou o pedido lembrando o “notável histórico de perturbações aos trabalhos eleitorais” naquela localidade. Os municípios de Santo Antônio do Iça e Tonantins têm localização geográfica de difícil acesso, na região do Alto Solimões, onde há presença de várias comunidades ribeirinhas e próximo da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Nessa região o TRE teme “a ruptura da ordem pública” e por isso solicitou reforço no policiamento.
Ao solicitar a presença das forças federais para o município de Humaitá. O TRE informou que “lá são aproximadamente 24 mil eleitores, votando em 30 locais diferentes (17 na zona urbana e 13 na rural) e que, especificamente que no 9º colégio eleitoral do interior, a eleição é naturalmente tensa e complicada.”

Também na sessão administrativa de ontem à noite o TSE autorizou o envio de forças federais para os municípios do Amazonas: Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão e Coari. As informações foram publicadas no sitio do TRE-AM.

    Leia tudo sobre: eleições amtre amforças federaistse

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG