TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível por 3 anos

Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho também teve seu mandato cassado. Ela e o marido, Anthony Garotinho, podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro |

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou na tarde desta quinta-feira (27), por quatro votos a três, a prefeita de Campos, Rosângela Rosinha Garotinho (PR), tornando-a inelegível por três anos, a contar de 2008. Além de Rosinha, seu marido, o pré-candidato ao governo estadual pelo PR, Anthony Garotinho, e três comunicadores da rádio “O Diário” também ficam inelegíveis por três anos. Segundo informou a assessoria de imprensa do TRE-RJ, o casal foi acusado de abuso de poder político e econômico, beneficiados de práticas panfletárias de rádios e na mídia impressa em Campos, no Norte Fluminense. Rosinha foi governadora do Rio entre 2003 e 2007. Seu marido governou o Estado entre 1999 e 2002.

A votação foi apertada. Em uma primeira sessão, houve um empate, três votos contra e três a favor. Coube ao desembargador Nametala Jorge, presidente do TRE-RJ, desempatar.

Como Rosinha recebeu mais de 50% dos votos, o TRE-RJ convocou novas eleições. Mas o tribunal decidiu aguardar eventuais recursos e embargos, antes de divulgar o calendário eleitoral para as novas eleições.

O uso indevido de meios de comunicação aconteceu durante a campanha de 2008, quando Rosinha foi eleita prefeita da cidade. A decisão é passível de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a prefeita recorra ao TSE, há efeito suspensivo. No caso de Anthony Garotinho, entretanto, apenas uma medida cautelar no TSE pode manter sua possível candidatura ao governo do Estado neste ano.

Procurado, Garotinho informou através de sua assessoria que ainda está analisando a decisão do TRE e avaliando junto aos seus advogados como deverá apresentar recurso ao TSE. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos dos Goytacazes disse que a prefeita ainda não se manifestou sobre o caso.

* Com informação da AE

    Leia tudo sobre: rosinhagarotinhoinelegívelTRE-RJ

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG