TRE treina mesários no Amazonas

Mais de 25 mil servidores da Justiça Eleitoral trabalharão nas seis mil seções eleitorais do Estado

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) intensificou nesse final de semana o treinamento com os mesários que vão participar das eleições no dia 3 de outubro. A capacitação começou em agosto e continua durante esta semana, devendo atender mais de 25 mil trabalhadores, distribuídos em seis mil seções eleitorais no Estado.

O diretor geral do TRE, Pedro Batista informou que são seis candidatos, dois para o senado, deputado federal e estadual, governador e presidente. Por isso os eleitores gastarão cerca de um minuto para votar e meio e os mesários precisarão ser pacientes e atenciosos.

“Muita gente tem dificuldade ou fica indecisa na hora de votar, por isso esse treinamento serve para dinamizar e resolver qualquer tipo de situação”.Na atividade, os voluntários recebem cartilhas e orientações sobre o processo eleitoral.

“Nós explicamos como manusear as urnas, o que pode e não pode na votação. Essa hora é importante para esclarecer dúvidas,” disse a juíza da 31º Zona Eleitoral, Rebeca de Mendonça Lima.

O professor Rosenilson Rodrigues é presidente de uma seção desde 2004. Para ele, a eleição é uma confirmação dos direitos e deveres do cidadão. “Precisamos estar preparados, pois este dia decide o rumo do País, e nosso papel como mesário é fundamental,” afirmou.

Mas se para uns o treinamento foi apenas um reforço, para outros a capacitação foi um aprendizado. “Sem isso, realmente não saberia como proceder no dia 3. Agora estou mais tranquila,” afirmou a universitária Aliane Loch.

    Leia tudo sobre: eleições amtre ammesáriosurna eletrrônica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG