TRE treina eleitor no Amapá

Mutirão prossegue amanhã e sábado em Macapá, para ensinar o uso da urna eletrônica

Menezes y Morais, iG Brasília |

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informou que prossegue com o mutirão de treinamento de eleitores nesta quinta-feira (23) e sábado (25). O objetivo é fazer o eleitor “não errar na hora da votação,” além de “ensinar a sequência de votação. Os servidores do TRE aproveitam para esclarecer dúvidas,” diz o tribunal.

O trabalho de conscientização de amanhã será feito em Macapá, nas Feiras do Produtor dos bairros Buritizal e Pacoval. No sábado, no Terminal Rodoviário, Feira do Peixe do Perpétuo Socorro e Casa do Artesão, também na capital. Os eleitores entram em contato com as urnas eletrônicas e aprendem a sequência de votação.

Para Denise Aragão, responsável pelo posto no Terminal Rodoviário do TRE, “muitos eleitores estão cientes da necessidade do título e do documento oficial com foto. No entanto, a grande maioria ainda não sabia sobre a votação para dois diferentes candidatos ao cargo de senador”. Conforme Denise, as dúvidas do eleitor variam inclusive de acordo com a faixa etária.

“Os eleitores idosos fazem questão de votar e ao mesmo tempo mostram muita resistência no manuseio do equipamento,” acrescentou. Priscila Vilhena Sênior, outra servidora do TRE, responsável pelo posto do Supermercado Fortaleza-Trem, revelou que “há muita curiosidade quanto aos votos nulos e brancos. Boa parte dos eleitores não sabe a diferença".

Esses eleitores, acrescentou Priscila, "pensam que tanto o voto nulo quanto o voto branco vão para a legenda ou para o candidato com a menor votação.Na verdade, os votos nulos e brancos não servem de base pra nada e nem ninguém”.

O servidor responsável pelo posto da feira do Perpétuo Socorro, Vitor Aquino, assegura que o trabalho de mutirão não é fácil. “É preciso explicar tudo ao eleitor. É importante incentivar os eleitores pela escolha dos candidatos,” concluiu.


    Leia tudo sobre: eleições aptre-apurna eletrônicamutirão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG