TRE suspende propaganda de Maciel com Cristovam e Suplicy

Desembargador pernambucano determina retirada de trecho veiculado do horário eleitoral gratuito

Thaisa Lisboa, iG Pernambuco |

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) concedeu liminar contrária ao candidato ao Senado Marco Maciel (DEM). Na propaganda que foi veiculada na televisão, na última quarta-feira (25), e no rádio no dia 27, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e César Borges (PR-BA) deram depoimentos a favor de Maciel. A decisão judicial determina a retirada dos depoimentos.

No pedido, a equipe jurídica do governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), questionou a participação de senadores da base governista no programa eleitoral do democrata. No programa, Buarque afirma que Maciel "é um orgulho de Pernambuco". Já Suplicy menciona um projeto antecessor ao Bolsa Escola e ao Bolsa Família, o programa de assistência Renda Mínima.

De acordo com a ação, “os representados (coligação Pernambuco Pode Mais e Maciel) estão tentando induzir o eleitor a erro, uma vez que referidos senadores integram partidos que na verdade apoiam a coligação representante”. Para o presidente do PT de Pernambuco, Jorge Perez, faltou “bom senso” do democrata ao incluir o depoimento do senador paulista no guia eleitoral.

Perez falou que, na ocasião, Suplicy perguntou se era para fins eleitorais e ressaltou que não poderia aparecer, em período de eleição, falando de outro parlamentar. “Assim que eu vi a propaganda, telefonei para Suplicy e ele disse que não sabia que se tratava de programa eleitoral”, afirmou. Ainda segundo o presidente do PT, o senador paulista ligou para o democrata e solicitou a retirada do depoimento, que foi atendida. Perez frisou a disposição de Eduardo Suplicy para participar das propagandas dos candidatos ao Senado da base governista, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB).

A assessoria de Imprensa de Marco Maciel afirmou que o objetivo da presença de parlamentares de outras legendas era reconhecer a importância do democrata no cenário político do Brasil. A assessoria informou também que o depoimento de Suplicy é “claro e objetivo” sobre as conquistas de Maciel e que o ato de ter discurso de outros parlamentares no programa eleitoral é comum.

    Leia tudo sobre: eleições pesenadomaciel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG