TRE quer o fim da abstenção no Pará

Escola Judiciária fará campanha pedagógica para conscientizar eleitores. 1,2 milhão não compareceram às urnas dia 31

Menezes y Morais, iG Brasília |

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) começa nos próximos dias campanha educacional para reduzir o número de abstenções nas próximas eleições no Estado. Nas eleições do segundo turno, 1.275.795 eleitores deixaram de ir às urnas. Esse número representa 26,79% do total do eleitorado paraense.

“Quando você vota, você cumpre um dever cívico e, além disso, é um direito de colocar alguém para governar uma população. Então nós devemos ter a consciência de colocar alguém e cobrar o exercício da função, quando não correspondem às expectativas esperadas,” afirmou o desembargador João Maroja, presidente do TRE-PA.

Nas escolas

A campanha do TRE contra a abstenção será feita em parceira com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE). “Vamos reunir com a EJE para nós levantarmos uma campanha e superar esses dados. Eu tive o compromisso de criar uma campanha nas escolas para incentivar as crianças,” afirmou João Maroja.

Nas eleições do dia 31, Simão Jatene (PSDB) foi eleito governador com 1.860.799 votos – 55,74% dos votos válidos – superando a governadora e candidata à reeleição Ana Júlia Carepa (PT), que somou 1.477.609 votos – 44,26% dos votos válidos.

Prisões

Durante o segundo turno, a Corregedoria do TRE registrou 43 prisões, a maioria (33) relacionada à boca de urna. O desembargador João Maroja afirmou que Justiça Eleitoral e MPF estiveram alerta para evitar os crimes eleitorais. E que os envolvidos “vão responder perante a justiça.”

Prestação de contas

Os candidatos que disputaram as eleições do primeiro turno no Pará têm até as 16h desta terça-feira para apresentar a prestação de contas. Desde as 19h de ontem que o TRE está de plantão para atender aos candidatos, com um total de 910 processos.

    Leia tudo sobre: eleiçoes patre paabstençõessegundo turno

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG